Pular para o conteúdo principal

Administração municipal estreita relações com universidades de Lages

O prefeito interino Toni Duarte convidou Luis Carlos Pfleger, reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); Giovani Broering, do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), e João Fert Neto, diretor geral do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para um café da manhã e uma conversa com objetivo de estreitar relações e firmar parcerias. O encontro foi no próprio gabinete do chefe, nesta quarta-feira (25).
A reunião foi essencial para planejar um trabalho em cooperação com a prefeitura, uma vez que o desenvolvimento econômico e social do município passa também pelo incentivo à educação superior.

 “É inquestionável o papel socioeconômico que um centro universitário e universidade oferecem para a sociedade e para o município. Nossa intenção é fomentar a participação nos interesses das políticas governamentais e das demandas sociais”, afirma Toni.
Cada instituição apresentou suas demandas de projetos de extensão, pesquisas e trabalhos em prol da comunidade desenvolvidos dentro das universidades e as tratativas para que sejam aperfeiçoadas.
 Uma gama de projetos já é realizada com o apoio do município e outros poderão ser firmados através de convênios e parcerias. 
Está em estudo a criação de um fundo municipal para o desenvolvimento de pesquisas científicas com utilização de recursos dentro da lei de incentivos fiscais às empresas e pessoas físicas, vinculado às instituições de ensino.
O prefeito diz que é preciso potencializar todo o conhecimento fomentado nos bancos da universidade em benefício do nosso município. “Acredito que as parcerias trarão bons resultados”, comenta Toni. Acompanharam a reunião a diretora de ensino da Secretaria de Educação, Maribel de Amorin Pereira, e a diretora de Recursos Humanos da prefeitura, Albertina Picler.

Reocupação com a qualificação
A qualificação da mão de obra e a preparação para a vinda de novas empresas e indústrias está entre as preocupações da administração municipal. 
“A universidade tem um papel social muito importante. E hoje as empresas que estão prospectando Lages, em praticamente todos os casos solicitam a qualificação da mão de obra. Felizmente somos referência com grandes universidades e bons centros de formação”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli.
Para o reitor Luis Carlos Pfleger foi uma conversa bastante produtiva, com o objetivo em comum que é o desenvolvimento do município.
 Entre as suas propostas está a ampliação dos projetos de extensão e aumentar as parcerias que possam melhorar o serviço público. 
E Giovani Broering acredita que a participação das universidades pode ajudar a administração municipal em suas demandas e dificuldades que acabam atingindo a comunidade.
Projetos parceiros
O diretor do CAV, João Neto Fert, salienta que é preciso aproveitar o potencial técnico e pesquisador dos profissionais que estão sendo formados na universidade para encontrar soluções para problemas ou situações da cidade. “No caso da Udesc, temos a missão de nos aproximar mais da comunidade e a prefeitura é o principal canal para isso. Temos propostas para a produção na área rural e outras soluções na área ambiental, além de parcerias dos próprios estudantes que participam de projetos sociais ou de caráter comunitário”, afirma.
Entre os projetos do CAV, em parceria com o município, estão as ações ambientais com o apoio ao Centro de Controle de Zoonoses com mutirões de castração de animais domésticos, também com o programa Lixo Orgânico Zero, o projeto Amigo Carroceiro e iniciativas na área da agricultura, piscicultura e de geoprocessamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur