Pular para o conteúdo principal

Festa Nacional do Pinhão: Município aguarda resposta sobre rescisão amigável para lançar edital de licitação

O município, através da Procuradoria-Geral do Município (Progem), solicitou à empresa Gaby Produções a rescisão amigável do contrato de concessão de exploração econômica de cinco edições da Festa Nacional do Pinhão (a partir de 2014), após a Vara da Fazenda Pública ter concedido liminar de suspensão do processo licitatório de escolha da empresa, e não de rescisão do contrato com o município. A procuradoria da empresa de Novo Hamburgo (RS) deverá se manifestar até segunda-feira (23).
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (19), o procurador-geral do Município, Mauricio Batalha, e o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e diretor de Políticas Culturais da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilson Maximo de Oliveira, esclareceram os principais pontos sobre a realização da 27ª Festa Nacional do Pinhão, de 29 de maio a 7 de junho de 2015. A rainha e princesas foram eleitas na noite desta quarta-feira (18), sendo Caroline Luduvichak, Ivaciane de Quadra e Fabiana Hubner, respectivamente.
Na coletiva foi explicado aos meios de comunicação que, em caso de aceitação amigável da Gaby, no dia seguinte, terça-feira, será lançado o edital na modalidade pregão, para a escolha da nova empresa responsável pela exploração econômica das próximas cinco edições do maior evento da Serra catarinense e um dos maiores do Sul do Brasil. Segundo Mauricio Batalha, a documentação para o lançamento do edital já está pronta. Portanto, em caso positivo da Gaby, dentro de dez dias, a partir do lançamento do edital, poderá ser conhecida a nova empresa.

Na hipótese de a licitação for deserta (sem manifestação de interesse por parte de alguma empresa), abre-se a possibilidade de contratação direta ou de o município arcar com essa despesa. Já na hipótese de recurso impetrado, há casos que poderão ser solucionados com ajuda da própria Progem, fazendo com que o processo seja agilizado e não se perca tempo.
O que muda com contratação de nova empresa
O modelo de contrato a ser firmado com a nova empresa sob licitação será o mesmo do certame lançado em 2014, para dez dias de evento, no outono. Mas haverá modificações, estando sob responsabilidade da empresa as seguintes despesas: pagamento das contas de fornecimento de água potável; manutenção da rede elétrica; taxas de coleta de resíduos sanitários; limpeza do parque de exposições Conta Dinheiro; disponibilização de duas ambulâncias (uma de atendimento básico e outra, de Unidade de Terapia Intensiva - UTI); fornecimento de internet gratuita; cabines de venda de ingressos e contratação de 20 shows locais.
Sob a incumbência do município estarão o aluguel do parque de exposições, estrutura de pronto-atendimento dentro do parque e segurança/vigilância. “Nossa intenção é rescindir o contrato com a empresa atual e acabar com a instabilidade jurídica desta questão, aliviando a tensão da população e garantindo a promoção do evento, mantendo suas características. A Festa Nacional do Pinhão não poderá deixar de ser promovida, por sua magnitude, sua importância para a cidade, Estado e país e o movimento econômico que gera em Lages”, frisa Mauricio.


Ele diz que a administração municipal está recebendo ligações de empresários e as próprias entidades são a favor da realização da Festa do Pinhão. “Restaurantes nos informaram que durante os dez dias do evento o setor recebe incremento de 80% em seu movimento financeiro”, analisa o procurador-geral do Município.
De acordo com Gilson Maximo de Oliveira, a 27ª edição deverá contar com dez shows nacionais, 30 regionais e 20 de pop/rock, anteriormente apresentados na Arena Cultural, o que geraria um custo aproximado de R$ 3 milhões se bancados pelo município. “Buscamos, contudo, o equilíbrio financeiro da Festa do Pinhão e torcemos para que a licitação possa ser realizada, sem transtornos”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ato de covardia tira a vida do DJ Eder Goulart, proprietário da Zafira Lounge

Éder era um grande exemplo de empresário, infelizmente um grupo de covardes tirou a vida dele de forma brutal. Era sexta-feira, 7 de setembro, quando o servidor público Eder Antônio dos Anjos Goulart – homônimo do cantor nativista lageano – foi espancado de forma brutal após um desentendimento na frente da casa noturna Zafira Lounge, estabelecimento do qual ele seria sócio. TRAUMATISMO E UTI A partir do espancamento a vítima foi internada em estado grave na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Sucederam-se alguns procedimentos enquanto familiares e amigos realizavam correntes de oração pela recuperação de Eder Goulart. Uma semana depois, nesta sexta-feira, às 6h30min, ele não resistiu as consequências do traumatismo sofrido e acabou morrendo. Formado em Direito, ele também era servidor do setor de obras da Prefeitura de Lages. Pegamos do perfil do DJ Ederr Goulart (era assim que ele assinava na atividade pela qual era apaixonado) esse registro acima

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur

Polícia Civil recebe denúncia de estupro dentro de hospital em Lages

  A Delegacia Regional de Polícia de Lages, na  Serra Catarinense , recebeu uma denúncia sobre um estupro que teria sido cometido por um enfermeiro contra uma paciente internada no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTMR). O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), e a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência. À reportagem da  Rádio Clube de Lages , a mulher relatou que estava internada com uma doença pulmonar. Na noite do caso, o enfermeiro teria agido de forma invasiva durante o atendimento e dado uma medicação diferente à paciente. “Ele perguntou sobre as minhas genitais, coisas que as enfermeiras nunca tinham perguntado para mim. Eu estava de camisola e ele me olhava muito. Não me senti bem e coloquei um calção por baixo da camisola. O último remédio que tomava para dormir, o Diazepam, que era de praxe todos os dias às 22h30min, eram elas que me davam. Nesse dia ele disse para mim, ‘vai ter outro remedinho’, e eu perguntei o porquê de outro medicamento. Ele r