Gaby Produções aceita cancelar o contrato para realização do evento

Beto e Guilhermo, junto com Nilo Braga, no encontro com os blogueiros
A Gaby Produções aceitou cancelar o contrato legítimo que mantinha com a Prefeitura Municipal de Lages para a realização da Festa Nacional do Pinhão com validade até 2018.
 A iniciativa foi tomada com a finalidade de evitar que a Festa de 2015 deixasse de ser realizada.
É de conhecimento público que a primeira licitação para contratação de empresa disposta a ser parceira na organização e realização da Festa do Pinhão de 2014 não teve participante. Desta forma, foi necessária a realização de uma segunda licitação, da qual a Gaby saiu legitimamente vencedora.
Por ocasião da Festa do Pinhão 2014, recebeu uma acolhida extremamente cordial por parte da população lageana. A boa recepção ocorreu também com os empresários da Associação Empresarial de Lages (ACIL), com a qual desenvolveu uma parceria comercial, como tantas outras, contribuindo, assim, com o desenvolvimento da economia da região, gerando recursos comerciais para a cidade de Lages. Com investimento de mais de 4 milhões de reais de recursos próprios, a Gaby se dispôs a investir no evento.
Beto em coletiva com a imprensa, para a apresentação
da programação da festa de 2014.
Devido a premência de tempo por ocasião da realização da Festa de 2014, cerca de 60 dias, grande parte dos expressivos investimentos se destinaram às contratações artísticas e de empresas experientes para auxiliar na formação do ‘casting’, segurança interna, estruturas e publicidade, conforme permitido pelo contrato, pagando valores de mercado e de forma legal para todos os contratados.
Como é de conhecimento de todos, a Festa de 2014 foi um sucesso. A Gaby Produções garante que o resultado positivo se repetiria no ano de 2015. A afirmação se justifica pelo casting que já estava contratado e parcialmente pago, inclusive uma atração internacional de altíssimo nível. Esta última anunciada pela Gaby como compromisso de trazer a Lages a e a Festa do Pinhão um evento inédito.
Acontecimentos 
O lançamento da programação da Festa estava marcada para o dia 3 de abril para apresentação dos artistas contratados e todas as inovações que ocorreriam na edição deste ano. Entretanto, isso não foi possível por conta da liminar de suspensão do contrato requerida pelo Ministério Público e deferida às vésperas da Festa de 2015.
A Gaby afirma que, em seus 16 anos de atuação com eventos públicos e privados, jamais sofreu qualquer tipo de sanção ou reparo a sua atuação, tampouco favorecimento ilícito para realizar qualquer evento. 
Informações deram conta de que teria havido uma denúncia de lageanos afirmando que a Gaby era uma empresa “laranja” a serviço da GDO Produções e que a licitação vencida pela empresa gaúcha teria sido dirigida para esse fim. Estes são fatos repudiados duplamente pela Gaby, que é uma empresa familiar com quase duas décadas de atuação no mercado, sendo responsável pelos maiores eventos musicais nacionais e internacionais do Rio Grande do Sul.  A sede da produtora fica na Rua Araribóia, número 38, sala 02, no bairro Rio Branco, em Novo Hamburgo.
Outra possibilidade
Haveria a possibilidade de a Gaby buscar a cassação da liminar, mas disso resultaria uma insegurança jurídica. Desta forma, se colocariam em risco os novos investimentos eventualmente realizados, podendo, inclusive, gerar uma frustração muito grande da população.
Por outro lado, a liminar obtida pelo Ministério Público gerou um impasse extremamente grave e que poderia resultar na inviabilização da realização da Festa, não só de 2015, mas também nos anos seguintes enquanto durasse o atual contrato.  Isso causaria prejuízos incalculáveis ao Município de Lages e, sobretudo, ao povo lageano que ama, quer e precisa da Festa Nacional do Pinhão.
Beto Ody em coletiva com à imprensa, dias antes da festa de 2014

Diante disso, a Gaby nega veementemente que tenha praticado qualquer ilegalidade na licitação realizada pela Prefeitura Municipal de Lages que resultou na outorga do direito de exploração e realização da Festa do Pinhão 2014. Sensível aos interesses da população lageana e da necessidade para a economia da região, a Gaby concordou em rescindir consensualmente o contrato administrativo, objeto da controvérsia, possibilitando assim que a Prefeitura Municipal de Lages possa decidir pela realização e pelo futuro da Festa Nacional do Pinhão. Tal definição será acompanhada atentamente pela Gaby.
A empresa, por outro lado, irá usar da mesma dedicação e energia que dispensa para realização dos seus eventos na defesa de qualquer ação e de qualquer tipo de acusação que, eventualmente, tenha sido mal entendida ou mal interpretada, na forma prevista por lei.
A Gaby Produções deixa a Festa Nacional do Pinhão por livre iniciativa com a sensação de ter cumprido a sua parte mostrando para a cidade de Lages que é possível realizar um evento de qualidade, com segurança e economia. A empresa reforça a afirmativa de que a Festa Nacional do Pinhão é maior do que os lageanos imaginam. Diz, ainda que, lamentavelmente, a Gaby não teve a oportunidade de tornar o evento em Festa Internacional do Pinhão e, em cinco anos, a maior festa do Estado de Santa Catarina.

Blogueiros de Lages, junto com Nilo Braga, Carla Rech, Beto Ody e Guilgermo.

Agradecimento
Nosso obrigado e um abraço do tamanho do município de Lages para todos os amigos, patrocinadores, colaboradores, imprensa, prestadores de serviços e órgãos públicos que nos ajudaram a fazer a Festa de 2014.
Guillermo Ody e Beto Ody

Fotos: Paulo Chagas e Prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas