Patrimônio público é alvo de vandalismo

Temos os nossos MIB Homens de preto, que andam de gol pela cidade cuidando de veículos e orientando pessoas que não tem nada haver com o patrimônio público. 
Agora esperamos que daqui pra frente a segurança feita por estes homens que foram preparados para estarem lá, seja feita somente em local público, envolvendo a construção do município. Olhem o resultado!
São frequentes as denúncias por atos de vandalismo, furtos e depredações em prédios públicos da cidade. Os principais alvos são os Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs). De acordo com o executivo geral de compras da Secretaria de Administração, Rufius Antonius Rodrigues, nos últimos 20 dias mais de 15 prédios foram invadidos. “A situação é complicada. Os vândalos invadem e, além de furtar equipamentos de trabalho e alimentos, danificam o que não conseguem levar”, conta.


Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas Rufius garante que o custo é alto. “Temos que repor os materiais levados ou danificados e comprar, por inúmeras vezes, equipamentos para substituir aqueles que teriam ainda longa duração. O recurso destinado à reposição poderia ser aplicado em outras benfeitorias”, explica.
A fiscalização por parte da prefeitura é efetuada com vigilância eletrônica e corpo de funcionários. Hoje há um efetivo de 78 vigilantes, mas ainda não é o suficiente para coibir as ações dos vândalos. “Os prédios públicos são de uso exclusivo da comunidade, por isso pedimos que as pessoas nos ajudem a fiscalizar e cuidar do patrimônio que é de todos; no fim, quem sai prejudicada é a comunidade”, diz Rufius.

Comentários

Postagens mais visitadas