Pular para o conteúdo principal

Bicicletário é implantado na Nereu Ramos

A partir de agora os ciclistas terão um local apropriado para deixar suas bicicletas em segurança na área central. 
Com o objetivo de incentivar o uso, a prática de atividade física e consequentemente ter qualidade de vida, e ainda melhorar a mobilidade urbana e amenizar a poluição com um número menor de veículos automotores circulando pelas ruas, a prefeitura é parceira de um projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc). 
O primeiro paraciclo ou bicicletário (suporte físico onde a bicicleta é presa) em área pública de Lages foi implantado na manhã desta quinta-feira (23) na rua Nereu Ramos, próximo ao calçadão da praça João Costa, a área com maior fluxo de pessoas na cidade.

O que tem se percebido é que cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, principalmente para o trabalho. Um exemplo é o jardineiro João Maria Nunes que se desloca para trabalhar no Centro todos os dias e não tinha onde estacionar sua bicicleta. Ele acabava deixando presa há algumas floreiras do calçadão, o que acabava atrapalhando o fluxo de pedestres. “Agora ficou muito bom, pois já sei onde deixar ela”, diz.

A construção de faixas de ciclovias na cidade incentiva a prática e esse é um conceito que a administração municipal está tentando fomentar. A implantação dos biciletários na cidade é um trabalho em conjunto com o Sesc, secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran). “Estamos dando uma demonstração prática daquilo que vimos pregando desde o início da gestão. É muito importante que a população aprenda que o espaço e a cidade precisam ser inclusivos para todos”, comenta o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
O secretário de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), cita que a questão emblemática do trânsito na cidade vem sendo alvo de discussões e o incentivo ao uso da bicicleta é uma alternativa de desafogamento. 
“Além da questão da saúde também tem o aspecto da mobilidade urbana. É importante que as pessoas tenham essa consciência e usufruam dessa iniciativa”, diz.
O Sesc vem trabalhando há 11 anos com a bicicleta como meio de transporte sustentável. O novo modelo de paraciclo, implantado no Centro, é em formato de carro. A intenção, segundo o agente de lazer da instituição, Eduardo Riscarolli, é mostrar para as pessoas que no lugar de um veículo cabem cerca de 12 bicicletas estacionadas, trazendo mobilidade para o trânsito. “As pessoas acabam aderindo à bicicleta como meio de transporte e ganham qualidade de vida, pois se trata de um excelente exercício físico, além de aliviar o trânsito que está cada vez mais caótico, principalmente em horário de pico. Grandes cidades da Europa, como Amsterdã e Berlim usam muito e no Brasil estamos caminhando para isso”, diz.


O projeto se estendeu em todo o Estado através do Sesc e todas as unidades terão um paraciclo. Em Lages foi solicitado que se tivesse outros aparelhos. Em breve será instalado um deles no bairro Coral, próximo à igreja do Rosário. “Estamos analisando o local mais adequado. Vemos muitas bicicletas estacionadas em postes, era uma solicitação constante na Diretran que fossem instalados bicicletários”, afirma o gerente de Planejamento da Diretoria de Trânsito, Adailton Camargo.
Fotos - Sandro Scheuerman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur