Bicicletário é implantado na Nereu Ramos

A partir de agora os ciclistas terão um local apropriado para deixar suas bicicletas em segurança na área central. 
Com o objetivo de incentivar o uso, a prática de atividade física e consequentemente ter qualidade de vida, e ainda melhorar a mobilidade urbana e amenizar a poluição com um número menor de veículos automotores circulando pelas ruas, a prefeitura é parceira de um projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc). 
O primeiro paraciclo ou bicicletário (suporte físico onde a bicicleta é presa) em área pública de Lages foi implantado na manhã desta quinta-feira (23) na rua Nereu Ramos, próximo ao calçadão da praça João Costa, a área com maior fluxo de pessoas na cidade.

O que tem se percebido é que cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, principalmente para o trabalho. Um exemplo é o jardineiro João Maria Nunes que se desloca para trabalhar no Centro todos os dias e não tinha onde estacionar sua bicicleta. Ele acabava deixando presa há algumas floreiras do calçadão, o que acabava atrapalhando o fluxo de pedestres. “Agora ficou muito bom, pois já sei onde deixar ela”, diz.

A construção de faixas de ciclovias na cidade incentiva a prática e esse é um conceito que a administração municipal está tentando fomentar. A implantação dos biciletários na cidade é um trabalho em conjunto com o Sesc, secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran). “Estamos dando uma demonstração prática daquilo que vimos pregando desde o início da gestão. É muito importante que a população aprenda que o espaço e a cidade precisam ser inclusivos para todos”, comenta o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
O secretário de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), cita que a questão emblemática do trânsito na cidade vem sendo alvo de discussões e o incentivo ao uso da bicicleta é uma alternativa de desafogamento. 
“Além da questão da saúde também tem o aspecto da mobilidade urbana. É importante que as pessoas tenham essa consciência e usufruam dessa iniciativa”, diz.
O Sesc vem trabalhando há 11 anos com a bicicleta como meio de transporte sustentável. O novo modelo de paraciclo, implantado no Centro, é em formato de carro. A intenção, segundo o agente de lazer da instituição, Eduardo Riscarolli, é mostrar para as pessoas que no lugar de um veículo cabem cerca de 12 bicicletas estacionadas, trazendo mobilidade para o trânsito. “As pessoas acabam aderindo à bicicleta como meio de transporte e ganham qualidade de vida, pois se trata de um excelente exercício físico, além de aliviar o trânsito que está cada vez mais caótico, principalmente em horário de pico. Grandes cidades da Europa, como Amsterdã e Berlim usam muito e no Brasil estamos caminhando para isso”, diz.


O projeto se estendeu em todo o Estado através do Sesc e todas as unidades terão um paraciclo. Em Lages foi solicitado que se tivesse outros aparelhos. Em breve será instalado um deles no bairro Coral, próximo à igreja do Rosário. “Estamos analisando o local mais adequado. Vemos muitas bicicletas estacionadas em postes, era uma solicitação constante na Diretran que fossem instalados bicicletários”, afirma o gerente de Planejamento da Diretoria de Trânsito, Adailton Camargo.
Fotos - Sandro Scheuerman

Comentários

Postagens mais visitadas