Pular para o conteúdo principal

Bicicletário é implantado na Nereu Ramos

A partir de agora os ciclistas terão um local apropriado para deixar suas bicicletas em segurança na área central. 
Com o objetivo de incentivar o uso, a prática de atividade física e consequentemente ter qualidade de vida, e ainda melhorar a mobilidade urbana e amenizar a poluição com um número menor de veículos automotores circulando pelas ruas, a prefeitura é parceira de um projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc). 
O primeiro paraciclo ou bicicletário (suporte físico onde a bicicleta é presa) em área pública de Lages foi implantado na manhã desta quinta-feira (23) na rua Nereu Ramos, próximo ao calçadão da praça João Costa, a área com maior fluxo de pessoas na cidade.

O que tem se percebido é que cada vez mais pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, principalmente para o trabalho. Um exemplo é o jardineiro João Maria Nunes que se desloca para trabalhar no Centro todos os dias e não tinha onde estacionar sua bicicleta. Ele acabava deixando presa há algumas floreiras do calçadão, o que acabava atrapalhando o fluxo de pedestres. “Agora ficou muito bom, pois já sei onde deixar ela”, diz.

A construção de faixas de ciclovias na cidade incentiva a prática e esse é um conceito que a administração municipal está tentando fomentar. A implantação dos biciletários na cidade é um trabalho em conjunto com o Sesc, secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran). “Estamos dando uma demonstração prática daquilo que vimos pregando desde o início da gestão. É muito importante que a população aprenda que o espaço e a cidade precisam ser inclusivos para todos”, comenta o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
O secretário de Infraestrutura, Álvaro Mondadori (Joinha), cita que a questão emblemática do trânsito na cidade vem sendo alvo de discussões e o incentivo ao uso da bicicleta é uma alternativa de desafogamento. 
“Além da questão da saúde também tem o aspecto da mobilidade urbana. É importante que as pessoas tenham essa consciência e usufruam dessa iniciativa”, diz.
O Sesc vem trabalhando há 11 anos com a bicicleta como meio de transporte sustentável. O novo modelo de paraciclo, implantado no Centro, é em formato de carro. A intenção, segundo o agente de lazer da instituição, Eduardo Riscarolli, é mostrar para as pessoas que no lugar de um veículo cabem cerca de 12 bicicletas estacionadas, trazendo mobilidade para o trânsito. “As pessoas acabam aderindo à bicicleta como meio de transporte e ganham qualidade de vida, pois se trata de um excelente exercício físico, além de aliviar o trânsito que está cada vez mais caótico, principalmente em horário de pico. Grandes cidades da Europa, como Amsterdã e Berlim usam muito e no Brasil estamos caminhando para isso”, diz.


O projeto se estendeu em todo o Estado através do Sesc e todas as unidades terão um paraciclo. Em Lages foi solicitado que se tivesse outros aparelhos. Em breve será instalado um deles no bairro Coral, próximo à igreja do Rosário. “Estamos analisando o local mais adequado. Vemos muitas bicicletas estacionadas em postes, era uma solicitação constante na Diretran que fossem instalados bicicletários”, afirma o gerente de Planejamento da Diretoria de Trânsito, Adailton Camargo.
Fotos - Sandro Scheuerman

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ato de covardia tira a vida do DJ Eder Goulart, proprietário da Zafira Lounge

Éder era um grande exemplo de empresário, infelizmente um grupo de covardes tirou a vida dele de forma brutal. Era sexta-feira, 7 de setembro, quando o servidor público Eder Antônio dos Anjos Goulart – homônimo do cantor nativista lageano – foi espancado de forma brutal após um desentendimento na frente da casa noturna Zafira Lounge, estabelecimento do qual ele seria sócio. TRAUMATISMO E UTI A partir do espancamento a vítima foi internada em estado grave na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Sucederam-se alguns procedimentos enquanto familiares e amigos realizavam correntes de oração pela recuperação de Eder Goulart. Uma semana depois, nesta sexta-feira, às 6h30min, ele não resistiu as consequências do traumatismo sofrido e acabou morrendo. Formado em Direito, ele também era servidor do setor de obras da Prefeitura de Lages. Pegamos do perfil do DJ Ederr Goulart (era assim que ele assinava na atividade pela qual era apaixonado) esse registro acima

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur

Polícia Civil recebe denúncia de estupro dentro de hospital em Lages

  A Delegacia Regional de Polícia de Lages, na  Serra Catarinense , recebeu uma denúncia sobre um estupro que teria sido cometido por um enfermeiro contra uma paciente internada no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTMR). O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), e a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência. À reportagem da  Rádio Clube de Lages , a mulher relatou que estava internada com uma doença pulmonar. Na noite do caso, o enfermeiro teria agido de forma invasiva durante o atendimento e dado uma medicação diferente à paciente. “Ele perguntou sobre as minhas genitais, coisas que as enfermeiras nunca tinham perguntado para mim. Eu estava de camisola e ele me olhava muito. Não me senti bem e coloquei um calção por baixo da camisola. O último remédio que tomava para dormir, o Diazepam, que era de praxe todos os dias às 22h30min, eram elas que me davam. Nesse dia ele disse para mim, ‘vai ter outro remedinho’, e eu perguntei o porquê de outro medicamento. Ele r