Caminhões da Defesa Civil estão na estrada desde às 6h rumo ao Oeste

Por volta das 9h desta quinta-feira (23), agentes de Defesa Civil de Lages estavam em Joaçaba, a 119 quilômetros de Xanxerê, no Oeste, via BR-282.
 Xanxerê foi assolada por um tornado na tarde de segunda-feira (20), destruindo residências e edificações de serviços públicos, a exemplo do ginásio de esportes da cidade.
 O secretário-executivo de Defesa Civil de Lages, Adilson Panek, e o vice-secretário de Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, estão na comitiva.
A mobilização S.O.S. Xanxerê encampada pela prefeitura de Lages, através da Defesa Civil, foi abraçada pelos lageanos. 
A solidariedade possibilitou arrecadação superior a quatro toneladas de água e mais quatro toneladas de alimentos não perecíveis. No comboio que partiu às 6h da Defesa Civil, no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, na avenida Dom Pedro II, estão três caminhões – um carregado com água, outro com alimentos e mais um com cavaletes para sinalização. A corrente de solidariedade seguirá até que a campanha seja concluída.

A prioridade de doação é água, a segunda, alimentos não perecíveis, após, leite e materiais de limpeza como baldes, vassouras, escovas, esponjas, luvas, detergentes, sabão em barra e em pó. De produtos de higiene pessoal podem ser doados sabonetes, cremes e escovas dentais, toalhas, absorventes íntimos. Os donativos devem ser entregues no andar térreo da rodoviária, das 8h às 22h. Pelos números 3222-9661 e 8406-4037 podem ser sanadas dúvidas referentes à campanha.


Voluntários
Agentes de Defesa Civil e alunos estagiários do curso técnico de saneamento do Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva se revezam para receber os donativos e registrar os índices quantitativos de itens.
 Doações chegam a todo momento. Entre os itens doados estão caixas de leite, cestas básicas completas (arroz, feijão, açúcar, óleo de soja, macarrão, fubá, farinha de trigo, café, biscoito, sal), papel higiênico, fraldas e até edredons.
O prefeito interino Toni Duarte acompanhou os trabalhos de arrecadação no posto de coleta nesta quarta-feira. Em Xanxerê, as doações estão sendo armazenadas e selecionadas para entrega às famílias no parque de exposições Rovilho Bortoluzzi. “Qualquer doação, dentro do seguimento dos elementos prioritários, é bem-vinda. Mais de duas mil pessoas foram afetadas num universo de 47 mil habitantes. Xanxerê precisa da nossa ajuda”, reitera Panek.

Comentários

Postagens mais visitadas