Lages se solidariza com situação dos xanxerenses

Tendo em vista a dimensão do temporal que assolou a cidade de Xanxerê, no Oeste do Estado, na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito interino de Lages, Toni Duarte, convocou todo o colegiado para uma reunião de emergência visando prestar apoio aos moradores atingidos. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (21).

Passados mais de seis meses da tempestade de granizo que afetou 60% da população lageana, a notícia sobre um possível tornado ter atingido a cidade de Xanxerê mobilizou a administração municipal para desenvolver uma campanha em prol dos xanxerenses. “Ao saber dos acontecimentos lembrei-me de tudo o que passamos com a chuva de granizo. Naquela situação recebemos o apoio de vários municípios e reconhecemos que, nesse momento difícil, é extremamente importante a solidariedade. É isso que faremos com os vizinhos de Xanxerê”, diz o prefeito Toni.
Sobre a campanha
Conforme levantamento do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, 500 residências foram danificadas, duas pessoas morreram e 120 ficaram feridas. Cerca de 200 mil unidades consumidoras, em toda a região, ficaram sem fornecimento de energia elétrica e, até agora, há registro de mil desabrigados. “O sentimento de perda é o mesmo e este é um momento de retribuirmos todo o apoio e solidariedade que recebemos em outubro de 2014. Lideraremos uma campanha, em nome no município de Lages, para arrecadar donativos, conforme as necessidades dos xanxerenses e contribuiremos com outros encaminhamentos que poderão auxiliar tecnicamente os trabalhos”, destaca Toni.
Visita a Xanxerê
Para fazer um levantamento sobre o que o município mais precisa neste momento, uma equipe da Defesa Civil de Lages e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos se deslocará até Xanxerê conferir in loco a situação da cidade. “A exemplo do que passamos em outubro do ano passado, percebemos que a ajuda que vinha de fora não só favorecia as pessoas que precisavam, mas também dava ânimo a quem estava prestando ajuda para continuar trabalhando. Cada incentivo e demonstração de solidariedade foi fundamental para dar continuidade aos trabalhos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.
O objetivo da visita é levar também experiência adquirida. “Vamos até Xanxerê e, além de levar nosso apoio, levaremos um pouco da experiência que adquirimos com o que passamos e mostrar que os lageanos estão preocupados em ajudar. Faremos o reconhecimento para levantar o que mais a cidade necessita neste momento e começaremos uma campanha que envolva todo o município de Lages”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas