Sexta-feira santa: Programação atrai milhares pessoas ao Morro da Cruz

Fiéis se prepararam desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (3) para subir os 502 degraus da Escadaria Frei Silvério Weber e chegar ao topo do Morro da Cruz, ao pé da Santa Cruz, com 19 metros, no bairro Morro Grande. 

Muitos preferiram amanhecer em jejum até cumprir a trajetória. Outros levavam macela colhida no campo ou comprada de vendedores ambulantes. Próximo às 10h teve início a encenação da Paixão de Cristo.

 A Semana Santa é realizada pelo Movimento do Tabor - Paróquia do Navio - Diocese de Lages, promovida pela Prefeitura de Lages e governo do Estado.

De acordo com o coordenador da Semana Santa, Hélio Furlan, entre 6h e 18h, ou seja, durante as 12 horas na escadaria, estima-se que 80 mil pessoas circulem na área do alto do Morro, superando 2014, quando 60 mil compareceram. A encenação se repetiu às 16h30min. 
Junto à capela, um memorial em exposição lembra a vida e obra do líder religioso Frei Silvério, falecido em 4 de março de 2000, aos 54 anos.
  


Prefeitura executou melhorias
O prefeito interino Toni Duarte e a primeira-dama Suzana Duarte prestigiaram a encenação.
 “O trabalho dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos começou há cerca de 20 dias, juntamente à Secretaria de Infraestrutura, com muito carinho e empenho, preparando o entorno e o próprio Morro para este momento de fé e renovação das esperanças e do espírito de união e integração das famílias. 
É esta esperança que nos nove todos os dias para construirmos uma cidade, um mundo cada vez melhor”, comenta Toni.
Transporte garantido
Três veículos da prefeitura foram disponibilizados para o transporte via estrada patrolada e cascalhada, até o alto do Morro, de pessoas portadoras de necessidades especiais, idosas, gestantes, em recuperação pós-cirúrgica ou com outro tipo de dificuldade de mobilidade.
 Uma Kombi e dois veículos de pequeno porte realizaram este trabalho. No ano passado, segundo Hampel, foram transportadas mais de mil pessoas. Agentes municipais da Diretoria de Trânsito (Diretran), da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e de Defesa Civil atuaram.
Sábado de Aleluia
Neste Sábado de Aleluia, dia 4 de abril, às 19h, será realizada vigília pascal, celebração eucarística e bênção do Fogo Novo nas paróquias da Diocese; às 21h15min, início da procissão no pátio da Igreja Nossa Senhora do navio; às 21h20min, procissão da luz na escadaria do Morro da Cruz e às 21h30min, encenação da ressurreição de Jesus com show pirotécnico, luzes, sons e efeitos especiais.

Comentários

Anônimo disse…
lindo muito emocionante, é tudo muito real, cada vez melhor, parabéns aos atores e organização.


Postagens mais visitadas