Desassoreamento: Limpeza do Carahá tem prosseguimento

Nesta quinta-feira (18) foi dado a continuidade ao trabalho de limpeza do leito do rio Carahá, iniciado no dia anterior, no entorno da ponte da rua Anastácio da Silva Motta, sob a coordenação da Defesa Civil de Lages.
 Nas primeiras horas da manhã a equipe, com colaboração dos secretários municipais Mushue Hampel, do Meio Ambiente, e Álvaro Mondadori (Joinha), da Infraestrutura, reuniu-se para definir o cronograma de trabalho, com supervisão do secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek.

Foram retiradas 54 caçambas, ou seja, aproximadamente mil metros cúbicos de terra das margens, as quais obstruíam a passagem da água, principalmente o acúmulo após grandes volumes de chuva. O objetivo é amenizar os alagamentos que ocorrem naquela região constantemente, a cada precipitação pluvial mais elevada.
 “O procedimento está sendo realizado para dar uma resposta rápida à população que mora nas adjacências do rio e sofrem com as constantes cheias. Depois da última chuva, que atingiu novamente a região, não poderíamos ficar de braços cruzados, tínhamos que tomar providências imediatas e este foi o pedido do prefeito Toni Duarte”, ressalta Panek.


Continuidade
Durante a tarde desta quinta-feira, devido às previsões de chuva nos próximos dias e, como o solo encontra-se encharcado para procedimentos mais agressivos, será realizada a semeadura de vegetação de inverno, chamada hidro-semeadura, com o intuito de proteger as margens do rio da erosão. A expectativa é de que dentro de poucos dias a vegetação cresça e as margens estejam verdes novamente.
No sábado (20) a retirada de terra e outros materiais em excesso, como lixo e entulhos jogados pela própria população, será continuada no trecho entre a ponte da Anastácio e a avenida Presidente Vargas. “Estamos atendendo às solicitações da população dos pontos mais críticos. Moradores que antes sofriam com os alagamentos estão contentes com a iniciativa da prefeitura”, salienta o secretário Hampel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ato de covardia tira a vida do DJ Eder Goulart, proprietário da Zafira Lounge

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Jovem de 21 anos morre em acidente no Acesso Norte, em Lages