Rede de ensino da Serra Catarinense lança campanha de educação fiscal para a cidadania

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a participação fiscal e controle do patrimônio social, a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages (Gered) lançou nesta terça-feira, dia 9, o projeto “Educação fiscal para a cidadania”.
Participaram do evento, na Uniplac, o gerente regional de educação, Humberto Aloízio de Oliveira; o delegado da Receita Federal em Lages, Carlos Alberto Padlipskas; e professores e diretores das escolas públicas da região.
A proposta é que, além das 45 escolas estaduais e das 37 municipais, neste ano o projeto contemple também dois Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), universidades e escolas particulares.
Uma das propostas do projeto é trabalhar o tema educação fiscal de modo interdisciplinar, incentivando a consciência cidadã acerca de direitos e deveres. Os professores poderão escolher a melhor forma de desenvolver atividades ligadas ao tema com produção de textos, paródias, fotografia, músicas, teatros e reportagens.



Para o gerente regional de Educação, professor Humberto Aloízio de Oliveira, as atividades devem ser bastante concretas, com os alunos utilizando cupons fiscais de compras da casa e pesquisando dados dos tributos da escola.
“É pisando no chão da realidade que vamos conscientizar os estudantes e sensibilizar toda a comunidade para a participação fiscal e controle social. Acreditamos numa conscientização que trará mudanças de valores e comportamentos”.

Comentários

Postagens mais visitadas