Polícia Militar define novas bases para mais 50 câmeras de videomonitoramento em Lages

Os moradores de uma das principais cidades de Santa Catarina terão ainda mais segurança e tranquilidade a partir dos próximos meses. Lages, na Serra, receberá 50 novas câmeras de vigilância, num investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão do governo do Estado. 
 
Assim, com os 37 aparelhos já existentes, serão 87 em vários pontos da cidade.
 
Os equipamentos estão garantidos. A busca agora é pelos locais que irão recebê-los, e as tratativas já foram iniciadas. Na tarde desta quarta-feira, 1º de julho, o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, visitou um dos pontos que deverão abrigar uma das duas novas centrais de videomonitoramento a serem instaladas na cidade.

Acompanhado do comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Zinder José Guedes Cardoso; do comandante do 6º Batalhão, tenente-coronel Leibinitz Martinez Hipólito; e do coordenador do Sistema de Videomonitoramento Urbano da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Vânio Luiz Dalmarco; o secretário regional de Lages foi à antiga Central Turística localizada na Avenida Duque de Caxias, ao lado do novo viaduto da BR-282, no bairro Frei Rogério.



É lá que deverá ser instalada uma base de monitoramento com guarnições à disposição 24 horas. A outra ficará na estrutura já existente no calçadão da Praça João Costa, no centro da cidade. No caso específico da antiga Central Turística, o sistema de monitoramento auxiliará na segurança dos bairros Conta Dinheiro, Passo Fundo, Gethal, Guarujá e arredores.
O espaço deverá ser reformado e adaptado em parceria com a prefeitura de Lages. O orçamento será feito nos próximos dias. Já o início da operação das câmeras está previsto para o primeiro semestre de 2016.

Serra Catarinense privilegiada em segurança pública

A ampliação do sistema de videomonitoramento será realidade poucas semanas após outro importante investimento em segurança pública em Lages. A Serra Catarinense é uma das poucas regiões do Brasil a contar com um helicóptero policial próprio.
A aeronave, batizada de Águia 4, foi disponibilizada pelo governo do Estado por meio de uma compensação ambiental entre duas empresas do ramo hidrelétrico e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), num investimento de R$ 2,7 milhões.

O helicóptero, sediado na recém-inaugurada 5ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, no aeroporto de Lages, atuará nos 18 municípios da Amures em ocorrências como perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas.

Comentários

Postagens mais visitadas