Prefeitura inaugura sala de mamografia em agosto

O prefeito Toni Duarte assinou na tarde desta segunda-feira (13) o Termo de Cessão de Uso sobre Aparelho de Raios X para mamografia da Secretaria de Estado da Saúde. O documento oficializa a entrega e sua utilização à administração de Lages. A partir da data de assinatura o município fica responsável pelo equipamento para realização dos exames.

A instalação está agendada para o dia 23 e haverá treinamento dos servidores que efetuarão os serviços. Com isso a inauguração da sala de mamografia no prédio da Secretaria de Saúde está prevista para o mês de agosto. “Os exames que hoje são efetuados por clínicas cadastradas também serão realizados pela Secretaria de Saúde. Isso manterá a prestação do serviço em dia e refletirá na redução de custos ao município”, explica o prefeito Toni.

De acordo com secretária de Saúde, Rose Possato, a solicitação de doação do aparelho junto ao Estado já está encaminhada. “Precisávamos do documento que oficializasse a entrega e, com o Termo de Uso em mãos, trabalharemos para que seja doado ao município”, diz.

Hoje Lages não tem demanda reprimida sobre a realização desse exame; duas clínicas são credenciadas para efetuar mamografia, ressonância magnética e outros. “Entre a requisição e a efetuação do exame, o acesso ao serviço é garantido em um curto espaço de tempo, sendo que uma das clínicas realiza o agendamento de um dia para o outro, enquanto a segunda clínica oferece um tempo-resposta de no máximo 30 dias às pacientes”, explica a secretária.




Quando havia fila de espera, a média era de 300 exames por mês e como não há mais filas, o número caiu quase pela metade. No mês de junho, por exemplo, foram 195 exames. “Todas as mulheres têm acesso garantido. E com a instalação do aparelho, o município contará com mais um suporte para mamografias agendadas, pois as clínicas continuarão oferecendo o serviço via SUS (Sistema Único de Saúde)”, relata.

Comentários

Postagens mais visitadas