Dicas de Segurança: Prevenindo Assaltos

Atualmente, por mais pacatas que sejam as cidades que moramos, estamos expostos diariamente a inúmeros riscos, um deles que preocupa todos os cidadãos é o risco de ser assaltado. Para evitar que ações criminosas como essa aconteçam, algumas dicas devem ser seguidas, como por exemplo, as que iremos expor a seguir:


1. Evite andar com os vidros do carro abaixados com materiais de valor sobre os bancos, como bolsas, carteiras, celular, entre outros. Tais materiais chamam a atenção dos criminosos e o fato de estar com os vidros abertos facilita suas ações.

2. Ao retornar para o veículo depois de sair de lotéricas e bancos não faça checagem de valores dentro do veículo.

3. Chegando ao local de destino evite ficar muito tempo dentro do carro, em especial se não tiver visibilidade de todo o local em que se encontra.

4. Evite parar e/ou estacionar o carro em locais com pouca iluminação, se realmente for necessário certifique-se que não tem ninguém suspeito nas proximidades antes de sair e retornar ao veículo.

5. Assim que entrar no veículo, após os procedimentos de segurança usuais como colocação do cinto de segurança, acione a trava de todas as portas e, se este acionamento for automático, conferir se realmente ocorreu o travamento.

6. Após estacionar seu veículo certifique-se de que as travas foram acionadas, pois, nem sempre os alarmes com trava automática e interface funcionam, portanto, verificar manualmente o travamento das portas se faz necessário.

7. Evite utilizar em seu carro, adesivos que identifiquem o local onde você mora ou costuma freqüentar bem como, adesivos com identificação dos membros da família, essa utilização pode facilitar a ação de possíveis sequestradores.

8. Não pare para dar carona para estranhos em locais ermos.

9. Se algum dos pneus esvaziarem sem motivo aparente, transite até conseguir chegar a um local que tenha mais pessoas e esteja bem iluminado ou até um local que possa ser prestado um auxílio eficaz.

10. Evite deixar no interior do veículo de maneira ostensiva materiais de valor, isso pode fazer com o que os marginais fiquem atentos para, na sua ausência, furtar os mesmos. 

11. Não fique namorando dentro do veículo em locais ermos, você pode estar colocando em risco sua vida e a da pessoa que está com você.

Se em alguma dessas situações houver suspeita de alguma ação criminosa peça ajuda à Polícia Militar através do 190, evite colocar-se em uma situação de risco ainda maior.

Para sanar quaisquer dúvidas a Polícia Militar está à disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas