Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina

Quinta (08) e sexta-feira (09/10) com previsão de tempestade severa em SC, com chuva forte, alta incidência de raios, ventania (ventos que podem superar 80 km/h) e granizo. 



Previsão de totais elevados de chuva, especialmente entre o fim da quinta e a sexta-feira, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro no Planalto Sul e Litoral Sul. 

Para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte os valores previstos são menores com totais de chuva de 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades. 

Caso as previsões se confirmem, há risco de deslizamentos de terra, inundações e alagamentos. As áreas com maiores riscos de inundações são: Alto Vale do Itajaí (Ver nota no link), Itapiranga (Rio Uruguai), Meio-Oeste (Bacia do Rio do Peixe), Planalto Sul (Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto) e Litoral Sul (Bacia do Rio Araranguá).

Recomendações da Defesa Civil SC: 
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 
Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mar agitado: risco a navegação e atividades de pesca.

Comentários

Postagens mais visitadas