Pular para o conteúdo principal

Genética em Ovinos ganha força com a Expolages

Para quem visita a feira, as ovelhas e carneiros são uma das grandes atrações. Além disso, são altamente rentáveis economicamente. Neste ano, foram inscritos 107 animais que participam da exposição e julgamentos.

 De acordo com o representante do Núcleo de Criadores de Ovinos de Lages, Francisco André Nerbas, o rebanho na região é estimado em 30 mil animais e em nove mil produtores. Porém, estes números já foram muito maiores.


Nas décadas de 60 e 70, o rebanho da região serra era considerada o maior do Estado, com mais de 30 mil ovinos. A redução se deve aos ataques de um predador implacável: o conhecido e temido leão baio. 

“Eles atacam até de dia e não podemos fazer nada”, lamenta Nerbas. O fato compromete a produção de animais e por consequência o aproveitamento de lã, couro, carne e miúdos. Para se ter uma ideia, atualmente o Estado importa de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, cerca de 60% da carne de ovelha que é consumida em Santa Catarina. Por isso, uma das saídas para manter um rebanho, ainda que menor, tem sido os investimentos em material genético.

Na região, a produção e exportação de sêmens de ovinos para o exterior já é destaque. Por isso, ter animais expostos e premiados na Expolages garante a origem e qualidade dos exemplares. No ano passado, um carneiro foi vendido por R$ 3 mil reais, sendo que o preço médio é a partir de R$ 1.500,00.



Essa exposição e valorização dos animais é o que mantém fiel produtores como a Vânia Andrade Ramos, da cabana Cedro, da Coxilha Rica de Lages. Ela é uma das mais antigas expositoras. Do rebanho que já chegou a mais de 700 animais, hoje são em torno de 60. “A gente não desiste por causa do amor que temos nesses animais.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur