Catarinense 2016 terá turno e returno e final com campeões de cada fase

O Campeonato Catarinense de 2016 será disputado em turno e returno e terá final entre o vencedor de cada uma das duas fases. 
A fórmula da próxima edição do estadual foi aprovada nesta sexta-feira, em reunião entre os dez participantes da competição realizada na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.
Com a aprovação, o Catarinense retoma o formato adotado nas temporadas de 2007 e 2008. 
A diferença é que, em 2016, a final do estadual será em partida única, na casa da equipe que tiver a melhor campanha geral ao fim dos dois turnos. 
Se o mesmo clube vencer os dois turnos, será automaticamente campeão, sem necessidade de final.
O Internacional de Lages foi um dos defensores do formato aprovado nesta sexta. Na visão do clube, essa fórmula privilegia os times de melhor campanha, mas sem abrir mão da emoção de um jogo decisivo, uma tradição do Catarinense. Além disso, com dois turnos, em jogos de ida e volta, todas as equipes se enfrentarão tanto como anfitriãs quanto como visitantes, o que não ocorria no estadual com um só turno, como o de 2015. Isso valoriza a competição, na visão do Colorado Lageano.
Os clubes também decidiram manter o rebaixamento de duas equipes para a Série B do estadual. Os rebaixados serão os dois clubes com o menor número de pontos ao fim das 18 rodadas da fase de classificação.
Ao aprovar o formato, o Catarinense 2016 terá, ao todo, 19 rodadas (incluindo a final). Esse é o número de datas estabelecido pela CBF para os estaduais no calendário do futebol brasileiro do próximo ano. Na reunião desta sexta, o Inter foi representado pelo presidente Cristopher Nunes e o gerente de futebol do clube, José Reis.

Comentários

Postagens mais visitadas