Maior escola de Lages recebe programa nacional de educação para a saúde

Maior escola da Serra Catarinense e uma das maiores do Estado, o Centro Educacional Vidal Ramos Júnior, localizado no centro de Lages, vai além dos livros e da grade curricular. 

A saúde dos alunos, seus pais e professores também é uma preocupação, e garantir qualidade de vida a todos é uma missão.


Assim, a escola acaba de receber o programa Educanvisa, criado em 2006 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o objetivo de capacitar profissionais de educação e estudantes para a promoção do uso correto de medicamentos e outras ações em benefício da saúde. Em nove anos, o Educanvisa já atendeu mais de 300 cidades em todo o Brasil, chegando agora a Lages.

No Centro Educacional, que conta com 1,9 mil alunos de 64 bairros de Lages, o programa conta com voluntários que recebem orientações de profissionais da Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para levar às suas famílias e comunidades importantes informações sobre como ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, os estudantes são treinados para intervir em situações emergenciais com as quais possam se deparar no cotidiano.


“As pessoas precisam saber o que fazer quando alguém sofre um infarto em casa, na escola ou na rua. Os alunos podem estar jogando bola na quadra e de repente acontece com um deles. Por isso esse projeto é muito válido, pois os estudantes capacitados terão um conhecimento muito importante que pode salvar vidas”, diz a gerente de Saúde da SDR Lages, enfermeira Camila Baccin.




Escola realiza força-tarefa com palestras e exames na próxima segunda-feira, dia 23

Como atividade do Educanvisa, o Centro Educacional Vidal Ramos Júnior realizará na próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, em parceria com o Samu, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma programação especial para as famílias dos seus 1,9 mil alunos.

A ação contará com palestras, verificação de pressão arterial, simulação de atendimento a acidentes, exames gratuitos de PSA, eletrocardiograma e glicemia, curso de culinária saudável com nutricionista e até cortes de cabelo.

Com o slogan “Pai, te quero velho, saudável e ativo ao meu lado”, a campanha é voltada especialmente aos homens em referência ao Novembro Azul. Porém, as mulheres também serão atendidas.
“Meu pai morreu há cinco anos vítima de um infarto, e eu não quero que ninguém passe o mesmo sofrimento que eu. Por isso faço um apelo aos alunos e familiares para que incentivem seus pais a se cuidarem e fazerem todos os exames para que possam viver bem e por muito mais tempo”, conclui o estudante Renan da Silva Medeiros, de 15 anos.

Programação de segunda-feira, 23 de novembro, no Centro Educacional

* 18h: abertura e apresentação do Novembro Azul
* 18h30min: palestra com médico urologista
* 19h30min: palestra com médico cardiologista

* 20h: palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Comentários

Postagens mais visitadas