Homens vencem o preconceito e buscam atendimento urológico

Homens de Lages e região aproveitaram o sábado para cuidar da saúde. A busca por informações, consultas exames gratuitos levou diversas pessoas até o Lages Garden Shopping. Ao todo foram realizados 60 atendimentos de homens entre 40 e 50 anos. Destes, 45% buscaram um profissional urologista pela primeira vez.

 O objetivo da ação foi humanizar o atendimento e proporcionar um dia de cuidado e atenção especial à saúde masculina. As atividades surgiram de uma iniciativa da clínica Urolages, que ofereceu em parceira com o Labhospitalar e a loja M.Officer exames de toque retal e sangue PSA (antígeno prostático humano) gratuitos.
Motivado pela esposa e após procurar atendimento no setor público, Ismael Luis, de 44 anos foi até o shopping às 8 horas para garantir a ficha de atendimento. “No posto de saúde, meu atendimento ocorreria só daqui a seis meses. Como já tenho registro de câncer na família busquei o atendimento o mais rápido possível”, disse.
O médico urologista João Rosado diz que o número de pacientes que procurou o atendimento impressionou por estar sendo realizado em um local de grande movimentação da cidade. “Isso mostra que o preconceito vem diminuindo e que o lageano só não procura o atendimento por não ter condições financeiras e por falta de informação”, explica. João diz que só no Sistema Único de Saúde a fila de espera para o atendimento urológico ultrapassa as duzentas pessoas.


No shopping, as fichas começaram a ser distribuídas às 10h. Às 11h mais de 50 cadastros já haviam sido feitos para serem atendidos por três médicos. Todos os pacientes estão com o retorno agendado para a apresentação dos resultados dos exames coletados. Dois casos de câncer diagnosticados anteriormente foram acompanhados.
Para reforçar a ação, foi feita uma palestra falando sobre a importância do diagnóstico precoce, as categorias de risco, os sintomas e o tratamento da doença.
Catarinas Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas