MEI: contribuinte pode marcar hora para fazer Declaração de Imposto de Renda

O Programa Empreender Lages, uma das iniciativas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, informa aos contribuintes da modalidade Microempreendedor Individual (MEIs) atendidos pela municipalidade, que já podem entrar em contato para agendar horário para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, sem custos.
As declarações de pessoas jurídicas do MEI com base no ano de 2015 serão realizadas a partir do dia 4 até o dia 29 de janeiro, às segundas, terças, quintas e sextas. Às quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 serão realizados os demais serviços tradicionais do Empreender, como a expedição de protocolos e abertura e baixa de empresas. Apesar de coincidir com as férias coletivas dos servidores, os trabalhos não irão parar nesse período.

A agenda está disponível e basta os empresários telefonarem para 3224-0700 e falar com Sidneia ou Júlia e reservar o horário, que ocorrerá no período das 13h15min às 18h15min, de segunda a sexta-feira. Se preferir, o cidadão poderá agendar pessoalmente na secretaria, na rua Sebastião Furtado, 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant.
No dia marcado os contribuintes deverão apresentar carteira de identidade, CPF e a Declaração de Movimentação Econômica (Deme) de 2015, ano de referência, devidamente preenchida com os dados das despesas. Cada Declaração levará o tempo de até 15 minutos para ser feita. O secretário da pasta, Juliano Chiodelli, informa que a marcação é a forma encontrada para que o cidadão compareça no dia e horário pré-determinados, de sua preferência, quando tiver tempo disponível, e para que todos possam ser atendidos, pois são milhares. “Tudo é pensado para bem assistir a população”, relata.
Além da nova Declaração, aos contribuintes serão entregues as 12 guias de recolhimento ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para 2016 e os alvarás renovados nos casos de prestadores de serviços, como encanadores e marceneiros. Para os estabelecimentos comerciais, os alvarás ficam prontos dentro de alguns dias, já que dependem de vistorias, como dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
O assessor técnico do Empreender, Gustavo Matias, lembra que deverão ser feitas aproximadamente 4.800 declarações, respectivas ao contingente de empresas enquadradas no Programa. “Em razão de o MEI não necessitar de assistência contábil, não é preciso apresentar notas fiscais na hora do atendimento e também porque as informações contidas na Deme são autodeclaratórias”, informa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages