Técnicos da Azul Linhas Aéreas aprovam operação de voos em Lages

Em uma visita para a avaliação final do aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, os técnicos da Azul Linhas Aéreas aprovaram a estrutura para receber voos regulares. O prefeito Elizeu Mattos acompanhou a visita que aconteceu na tarde desta quinta-feira (14).
A maioria dos requisitos solicitados pela empresa foi atendida e, de acordo com o prefeito Elizeu, hoje já há a decisão da empresa se instalar e voar em Lages. “Este é o resultado de um árduo trabalho que teve início em 2013 e em todos os aspectos para melhoria, os quais havíamos sido orientados, nós executamos.
 Hoje o aeroporto de Lages está totalmente apto em receber as aeronaves e oferecer voos regulares à população”, afirma.
Entre os itens solicitados, o que poderia impedir a operacionalização da empresa seriam as condições de infraestrutura que o aeroporto oferece. “A Azul encontrou aqui uma equipe afinada e empenhada em trazer voos para o município e, com as condições favoráveis encontradas, o aeroporto está acima da média dos aeroportos do país. Dentro da parte técnica e na visão política, há uma decisão de operação o mais rápido possível”, destaca o prefeito.
Vários requisitos foram avaliados como a medida das salas de embarque e desembarque, estrutura para abrigar o Corpo de Bombeiros, balcão para check in e check out e algumas adequações, como a aquisição do aparelho de Raio-X e demais licitações para a prestação de serviços, foram solicitadas. O assessor da Presidência para Assuntos Institucionais da empresa, Ronaldo da Silva Veras, afirma que tudo está bem encaminhado.


 “O carinho que prefeito Elizeu tem pela cidade me impressionou e sua participação foi imprescindível nos trâmites para que a Azul opere na cidade, assim como o apoio do governo do estado, com a redução do ICMS do combustível, o que é um beneficio muito grande. Agora basta definir pequenas questões burocráticas com a equipe de planejamento da empresa e tão logo faremos a solicitação do voo junto à Agência Nacional de Aviação Civil  (ANAC)”, explica.
Com a resolução de alguma pendência que poderá ser apontada no relatório final, acredita-se que em no máximo 90 dias a empresa dará início aos voos. “Confesso que fiquei surpreso com a rapidez em que as adequações propostas foram atendidas. E quando o aeroporto está pronto para operar, como é o caso de Lages, pedimos um prazo de até 90 dias, para podermos divulgar o voo e colocá-lo no sistema de reservas, então na próxima semana teremos uma previsão de data”, reitera.
Conexão Lages/Campinas
A aeronave que operará em Lages será uma ATR-72-600 e a princípio fará a conexão com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com dados da Azul Linhas Aéreas, a empresa possui a frota mais jovem do país e este modelo é o que há de mais moderno em aeronaves dessa categoria hoje, comportando 70 passageiros.
Segundo Ronaldo, a ideia de ligar Lages a Campinas seria interessante pelo grande fluxo que aeroporto paulista atende. “O aeroporto de Viracopos atende conexões pesadas nacionais e internacionais, então atenderemos muito bem os anseios da população”, conta.

Comentários

Postagens mais visitadas