Prefeitura investe na mobilidade urbana

Desde 2013 todos os projetos e trabalhos realizados no município, conforme orientação do prefeito Elizeu Mattos, estão focados em um compromisso assumido junto à comunidade, que é ter um olhar humanizador da cidade.
 Esse olhar se reflete em melhorias na locomoção dos pedestres, principalmente para aqueles que têm dificuldades de mobilidade urbana, e na qualidade da pavimentação. Em segundo lugar no rol de prioridades ficam as ciclovias e outros espaços destinados aos ciclistas, vindo depois os investimentos no transporte coletivo.
Em 2014, o projeto de implantação das marginais da BR-282 foi alterado pela equipe da prefeitura, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as quais estavam sendo previstas para terem duas mãos, e uma delas foi substituída por ciclovias em toda a extensão. Somente nesse projeto, somando-se ao do Complexo Ponte Grande, da rua Cirilo Vieira Ramos e da avenida Antônio Ribeiro dos Santos, agregam-se vias com um espaço generoso sendo conectado às ciclovias que já existiam. Alguns pontos ainda serão melhorados, a exemplo da avenida Belizário Ramos (Carahá), que é uma área mais complexas, necessitando maiores investimentos.


Porém, as ruas e avenidas novas, todas vêm acompanhadas das ciclovias. “O uso das bicicletas em Lages é uma realidade crescente. Já prevíamos isso e buscávamos atender dentro dos conceitos mais universais da atualidade, que é o espaço compartilhado entre pedestres, ciclistas e motoristas de automóveis”, comenta o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
A bicicleta usada como lazer ou meio de transporte vem aumentando em Lages e esses projetos atendem os usuários. “São projetos que podem parecer inovadores para Lages, mas muitas cidades da Europa e outros lugares frios, como o Canadá, que são exemplos mundiais de uso frequente da bicicleta, mostram que nós temos neste meio de transporte uma promessa de futuro, com a intenção de resolver grandes problemas da mobilidade urbana”, aponta Raineski.

Comentários

Postagens mais visitadas