Prefeitura executa trabalhos de pintura e sinalização do aeroporto

Falta pouco para o município começar a receber voos regulares com a conexão Lages a Campinas, pela Azul Linhas Aéreas. Agilizando ainda mais o processo, a prefeitura iniciou os trabalhos de sinalização da pista e pátio do aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo na tarde desta quinta-feira (21), feriado nacional. O projeto foi elaborado pelo engenheiro civil Giovani Fornari.

Os trabalhos, já em fase final, estão sendo executados com base em um projeto subsidiado pela Associação Empresarial de Lages (Acil). “A Acil pagou pelo projeto e a prefeitura contratou a empresa que está executando os serviços. Estamos na reta final dos serviços para que o aeroporto passe pela vistoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na próxima semana”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli.
Ele diz que, com relação à infraestrutura, todos os procedimentos estão adiantados, faltando pequenos ajustes. “Uma das exigências é a pintura do pátio do estacionamento das aeronaves, a qual estamos finalizando. Além disso, já foram executadas as demais adequações como pintura interna e externa do prédio, jardinagem, instalação de tomadas para carregadores de celular e a limpeza de todos os ambientes”, destaca.

A vistoria da Anac está marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril. O aeroporto de Lages está preparado para atender todos os requisitos solicitados. Feito o pedido de vistoria, a agência tem até 120 para realizá-la. “Temos pressa em ver o nosso aeroporto em operação e um dos compromissos do prefeito Elizeu Mattos, em sua mais recente viagem a Brasília, foi fazer o pedido de vistoria imediata e tivemos uma resposta positiva. Uma equipe da Anac estará na cidade em menos de 20 dias desde o encaminhamento da solicitação”, afirma o secretário.
Com o certificado de operação em mãos, a Azul Linhas Aéreas poderá viabilizar o início da venda de passagens. Outra novidade é que Lages será um dos primeiros municípios do país a ter o certificado de operação para aeroportos pequenos, ação obrigatória desde dezembro do ano passado. Até então essa era uma norma apenas para aeroportos de grande porte. Chiodelli explica que com o certificado será possível ampliar o número de voos diários. “A determinação do prefeito Elizeu é fazer cada atividade pensando no futuro. A partir da certificação e dependendo da demanda, Lages estará habilitada a novas possibilidades”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas