Segurança é um dos destaques da 28ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages

Uma das principais preocupações e necessidades do público é a segurança, que é um dos maiores destaques da 28ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorre até o próximo domingo, dia 29, em Lages, na Serra Catarinense. Um complexo de segurança com bases da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias (IGP) está instalado dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro em uma posição estratégica que possa ser facilmente visualizada e acessada pelas pessoas.
Outra alternativa para garantir tranquilidade aos visitantes foi a contratação de segurança privada. Uma empresa de Florianópolis é responsável pela revista na entrada no parque, controle dos acessos de camarins, backstage, área vip e camarotes, além de coordenar a frente de palco e guarnecer as entradas e saídas do Conta Dinheiro. Os profissionais também auxiliam a Polícia Militar em ocorrências de brigas.


No total, entre segurança pública e privada, mais de 200 profissionais trabalham na festa. A PM atua na prevenção e repressão, quando necessário, fazendo revistas em suspeitos e solicitando documentação.
“Além disso, em todo o entorno do parque são realizadas rondas para prevenir qualquer tipo de crime”, explica o tenente Gabriel Fernandes. 

A PM conta ainda com o esquema de videomonitoramento dentro do parque, com câmeras instaladas em pontos estratégicos para facilitar o trabalho de localização e identificação de suspeitos. Já a Polícia Civil faz os registros de Boletins de Ocorrência e atua em meio ao público para identificar o tráfico de drogas e furtos e fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
Identificação de crianças é gratuita e necessária
A Festa do Pinhão conta também com um espaço para a identificação de menores, localizado ao lado direito da entrada principal do parque. Todas as crianças recebem uma pulseira com nome completo e telefone, caso se percam dos pais ou responsáveis.
A professora Maria Thayse da Costa Muniz levou o filho Vinicius da Costa Muniz, de oito anos, para conhecer a festa, mas antes de qualquer coisa aproveitou para identificar a criança. “Com criança não dá para piscar, e em locais com grande movimentação de pessoas, a fitinha acaba sendo uma segurança a mais”.
A identificação é gratuita e a organização da festa recomenda que todos os participantes do evento façam o cadastro. “É uma medida simples e eficiente”, diz o diretor da Gaby Produtora, Beto Ody.
Corpo de Bombeiros vai até o público de quadriciclo
Pela primeira vez na Festa do Pinhão, além de contar com uma ambulância e um caminhão de resgate e combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros utiliza um quadriciclo para fazer rondas no interior do parque. O equipamento facilita a circulação dos profissionais entre os visitantes da festa, proporcionando uma melhor identificação de possíveis irregularidades.
Atenção às dicas de segurança!
* Antes de qualquer coisa, verifique o local em que vai deixar o carro.
* Sempre procure estacionar em lugares bem iluminados e de grande movimentação de pessoas.
* Nunca deixe objetos em cima dos bancos. O ideal é investir em estacionamentos pagos.
* Tome cuidado com bolsas, acessórios e celulares.
* Sempre leve documentação pessoal para identificação.
* Ter bastante cuidado com filhos e menores de idade, sempre acompanhados por um responsável.
* Ao perceber algo suspeito, acione imediatamente o profissional da segurança mais próximo.
* Não aceite bebida de estranhos e não entre em provocações.
* Agindo assim, você garante um bom divertimento e colabora com a boa festa.
Sobre a Festa do Pinhão
Um dos maiores e mais tradicionais eventos do Sul do Brasil, a 28ª Festa Nacional do Pinhão ocorre até o próximo dia 29 no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, na Serra Catarinense. O evento é realizado pela Prefeitura de Lages e Gaby Produtora com a produção de GDO Produções. A programação completa, vendas de ingressos, opções de hospedagem em Lages e excursões de várias cidades do Estado estão no site www.festadopinhao.com.
 Catarinas Comunicação
Fotos: Fom Conradi/ Nilton Wolff

Comentários

Postagens mais visitadas