Vans transportam visitantes com segurança a valor fixo para a Festa do Pinhão

O público que frequenta a Festa Nacional do Pinhão pensa em se divertir dançando ao som de músicas tradicionalistas, assistindo a grandes shows, degustando pratos típicos da Serra à base de pinhão e a conscientização em relação ao consumo de bebidas alcoólicas deve estar presente no comportamento, logo, utilizar meios de transporte como vans é uma necessidade. A Secretaria de Turismo e a Associação de Condutores do Transporte Escolar e Alternativo de Lages (Actreal) firmaram parceria para a organização e logística dos serviços de transporte com vans para suprir essa necessidade de deslocamento seguro.
O secretário de Turismo, Flávio Agustini, defende que o poder público deve estimular os métodos alternativos, além do transporte coletivo tradicional, a carona solidária e o sistema do “motorista da vez”. “A família faz seu ‘esquenta’ na sua casa, condomínio, apartamento ou propriedade rural e a van pode buscá-la e já ficará combinado o horário da volta, com segurança e garantia de diversão. Os motoristas conhecem a cidade e o fluxo de trânsito (desvios dos pontos de bloqueio em frente ao parque e atalhos para chegar mais cedo)”, recomenda.

O presidente da Actreal, Célio Andrade, observa que entre 12 e 15 veículos estão disponíveis para transportar grupos de visitantes durante as dez noites da 28ª Festa do Pinhão para as residências ao valor fixo de R$ 8,00 por pessoa, independente do endereço e da distância. Cada van tem capacidade de acomodar até 15 passageiros, todavia, conforme aponta Célio, com sete a oito passageiros já é possível o deslocamento.
Uma parceria está firmada com hotéis da cidade para o transporte de hóspedes até o parque, pois há os turistas que desconhecem os trajetos. 
A volta para os hotéis já fica previamente agendada. “Foi e está sendo feita propaganda através de panfletagem para divulgar o trabalho, porém, precisamos intensificá-la, pois nossa expectativa é de que o movimento ainda aumente. Ontem (quarta), com os quatro shows nacionais, foi um pouco melhor”, informa 
Atenção especial
Os deslocamentos iniciam por volta das 19h e encerram ao amanhecer, por volta das 5h. Uma placa com a inscrição de exclusividade para vans pode ser visualizada na direção esquerda de quem está dentro do parque, sentido Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), próximo ao ponto de táxi. “Embora o maior acionamento seja por telefone dentro desse horário, nos colocamos à disposição 24 horas por dia”, alerta Célio Andrade. Os interessados poderão entrar em contato pelo número 9924-1076 (Fernando). Somente os veículos de associados à Actreal têm direito a executar o transporte.
O serviço já ocorre há três anos e é independente desde o ano passado, mas a Secretaria de Turismo deu continuidade com o oferecimento de suporte aos profissionais, como orientações para concessão de alvará provisório e outras questões burocráticas. Os proprietários de veículos respeitam a legislação que determina a utilização de veículos com no máximo 15 anos de fabricação, portam alvará provisório especial exigido para atuar durante o evento e um adesivo de credenciamento fixado nos carros.
O vice-presidente da Actreal, Rodimax Moreira, mobilizou todo o processo para a autorização do serviço com vigência durante a Festa Nacional do Pinhão. A Actreal possui cerca de 30 associados. A Diretoria de Trânsito (Diretran), Secretaria da Fazenda (setor de Fiscalização) e Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos também prestam auxílio à Actreal.

Comentários

Postagens mais visitadas