Mês do Meio Ambiente – Uma responsabilidade de todos

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi nessa conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Com o elevado crescimento da população e da urbanização, temos consequentemente o aumento dos problemas ambientais. Dentre as principais causas responsáveis por originar impactos negativos ao meio ambiente, podemos destacar o consumo excessivo de matérias primas e recursos naturais, o descarte inadequado de resíduos sólidos, o desperdício de água, os desmatamentos, a poluição da água e do solo e em especial o não cumprimento à legislação vigente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente nos leva a refletir sobre nossas ações rotineiras e as necessárias mudanças de hábitos. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
Pequenas atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e o cumprimento das leis por toda a sociedade, principalmente pelas empresas e órgãos governamentais, em todos os níveis, são fundamentais. Salienta-se que se nenhuma atitude for tomada, o futuro do Planeta estará comprometido, bem como, de todos os seres vivos que nele habitam.
O desenvolvimento urbano e rural é inevitável, sendo necessário associá-lo a projetos de sustentabilidade, que estão sendo implementados desde os anos 90. Entretanto o simples fato de serem intitulados como “projetos sustentáveis” não representa relevância à proteção do meio ambiente e da sociedade. A sustentabilidade está atrelada a algo mais do que um compromisso entre o meio ambiente físico e o crescimento econômico, também significa uma definição de desenvolvimento que reconhece as origens naturais e estruturais.
Salienta-se que o desenvolvimento sustentável de determinado local, deverá considerar a sua capacidade de expansão proporcionalmente ao crescimento populacional, associando-o com práticas e ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.
Sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina – FUNDAGRO apoia esta ideia.
Por Letícia Scoz, diretora técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina.
Encaminhado pela Jornalista: Daniela Pacheco

Comentários

Postagens mais visitadas