Saúde entrega quatro kits de atendimento ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

A secretária de Saúde, Rose Possato, entregou quatro kits-socorro ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lages na sexta-feira (17). A disponibilidade do novo material, sendo que dois kits já estão com os socorristas enquanto os demais ficam de reserva, visa firmar o compromisso da administração municipal com o programa, garantindo condições de trabalho aos colaboradores e a prestação de socorro com rapidez e qualidade. “Os kits proporcionam segurança adequada para o transporte dos materiais utilizados nas ocorrências”, explica Rose.
Cada kit contém quatro mochilas nas cores verde, azul, vermelho e laranja e para cada cor é designado o transporte de material específico. Na mochila verde são transportados os medicamentos, na azul os equipamentos para vias aéreas, a vermelha é voltada para os sinais vitais, enquanto a laranja é responsável pelos equipamentos de trauma. 

“Conforme o crescimento do número de ocorrências e o uso intenso das mochilas antigas, o material para os primeiros-socorros já não estava sendo transportado com segurança, o que poderia atrapalhar nas situações de emergência”, informa a gerente do pronto-atendimento Tito Bianchini, Samanta Westarb.


Como funciona o SAMU
O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito mediante chamada para o telefone 192. A ligação é gratuita,sendo atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o procedimento, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Em Lages são disponibilizadas duas ambulâncias equipadas para atender as ocorrências.

Comentários

Postagens mais visitadas