DCE: carta aberta de Engenharia Civil à Reitoria

"Vinte e cinco alunos da Engenharia Civil, já reprovados uma, duas ou quinze vezes na disciplina de Fenômenos dos Transportes, resolveram solicitar ao coordenador de curso a formação de uma turma especial da matéria com outro professor.

 Atendidos, foram socados em 47 numa sala para finalmente aprenderem a matéria a qual mais de 40 ja haviam feito mais de uma vez. A turma fechou e as coisas iam bem até a segunda prova. Então, por pressão de alunos e/ou motivos escusos, a professora desistiu da turma. Começou aí um festival de quebra de contratos e legislações internas da Uniplac.

Um ALUNO deu a matéria como subsídio de conhecimento para última prova. A mesma prova, foi feita e corrigida por sei lá quem,  já que não havia mais professora. Procurado o reitor, como sempre, teve promessa: seria achado outro professor para dar as aulas faltantes e aplicar a última prova – esperava-se desse senhor no mínimo palavra. O resultado era o visto: a maioria da turma reprovada.



Você que está lendo esse texto, pode criticar quem repete a matéria, pode tudo: só não pode negar que em uma turma em que 90% reprova, ou o professor não transmite o necessário ou ele cobra demais.

Essa turma especial, que esperava algo diferente, acabou tendo que fazer a última prova com uma aula ministrada por um aluno e elaborada provavelmente pelo mesmo professor em que todo mundo ali já havia reprovado.

E a promessa do reitor como não foi cumprida mesmo após 2 semanas do ocorrido, embora feitas inúmeras reuniões e solicitações em seu gabinete, incluindo a presença de advogados em defesa do alunos. O coordenador de curso em fim pede: matriculem-se novamente.

E se essa fosse a única ilegalidade que ocorre na Uniplac, estaríamos no céu. Você, aluno de qualquer curso, sabia que TODOS os professores que deram aula esse semestre não estão credenciados ainda no CONSUNI – Conselho Superior da Universidade e isso poderia acarretar, por exemplo, perda das disciplinas cursadas esse semestre? Sabia que a Pró-Reitora de Ensino está ilegal no cargo, pois não tem 5 anos de Uniplac? Sabia que o Coordenador de Graduação também está ilegal no cargo? Sabia que o coordenador da Engenharia Civil está ilegal, pois não é formado na área? Sabia que no Direito deveria ter apenas um coordenador e não 2 coordenadores e 2 secretárias? Sabia que estamos sem Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão? Sabe quem paga toda essa conta? Nós, alunos.

É preciso dar um basta! Exigimos respostas!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages