Lombadas e minirrotatórias contribuem para disciplinar trânsito de veículos

A implantação de lombadas físicas e minirrotatórias em pontos estratégicos da malha viária urbanavisa maior segurança para motoristas e pedestres. As melhorias são executadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, através da Diretoria de Trânsito (Diretran), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Na rua João de Castro, a poucos metros do ponto de cruzamento com a rua Rui Barbosa, no Centro, a construção de lombada física foi a solução encontrada pela prefeitura para conter a alta velocidade desenvolvida pelos motoristas.

 “Esse cruzamento é muito movimentado.Coma lombada física os motoristas que sobem pela João de Castro são obrigados a reduzir a marcha e, consequentemente, a velocidade. Com isso, diminui a possibilidade de acidentes”, justifica o diretor da Diretran, Gustavo Oliveira.

Quanto às minirrotatórias, várias delas foram implantadas no perímetro urbano de Lages. A mais recente, no cruzamento das ruas Walmor Ribeiro e XV de Novembro, entre os bairros Coral e Sagrado Coração de Jesus.E outra na avenida 31 de Março, no bairro Guarujá.
  

Estão sendo feitos estudos para implantação de minirrotatória no cruzamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa-Lobos, via de acesso ao Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e ao Parque Órion. “Inicialmente realizamos testes com a utilização de cones e fiscalização direta dos agentes de trânsito. Com base nos resultados (fluxo normatizado do trânsito), são traçadas as linhas definitivas e implantada a minirrotatória”, finaliza Gustavo.

Comentários

Anônimo disse…
A respeito das rotatórias, principalmente a da Walmor Ribeiro, a qual uso todos os dias, muitos motoristas não obedecem a utilização como rotatória. Utilizo moto e o motorista que transita na Walmor Ribeiro várias foram as vezes que tive que frear para não ser atingida. Eles aceleram e não querem nem saber, você que pare ou eles batem mesmo.
Ilusão pensar que está funcionando 100%. Não dá para passar com segurança pensando que você está certo, sempre paro e espero para ter certeza que não vou ser atingida.
Att
Rafael disse…
Muito boa iniciativa. Pena que ainda não construíram a da Papa João XXIII, próximo a Joinville. Faz meses que está somente a placa. Está fazendo falta.

Postagens mais visitadas