Pular para o conteúdo principal

Lages ganha novo kartódromo. Investimentos ultrapassam os R$ 4 milhões

A inauguração aconteceu neste sábado (27) e domingo (28). O kartódromo está localizado em uma área de 54 mil metros quadrados, à margem da avenida Victor Alves de Brito, acesso à SC 114 (Lages-São Joaquim). Houve corte de fita sobre a pista e descerramento de placa afixada na área dos boxes. Após a solenidade houve uma prova festiva com a participação de mais de 50 pilotos (profissionais e amadores).

Para o Prefeito de Lages, a inauguração representa o sucesso da parceria público-privada firmada em março de 2013 entre a prefeitura, o Kart Clube e o grupo CR7, de Blumenau. “Foi encontrada solução para um conflito de vizinhança, pois a antiga sede do Kart Clube estava localizada em uma área residencial. Os moradores reclamavam muito do barulho dos motores. Resolvemos assim um problema do bairro e Lages ganhou um novo kartódromo, considerado um dos melhores de Santa Catarina”, destaca.
De acordo com ele, Lages passou a ser uma cidade privilegiada, tendo tudo o que precisa para ser considerada grande e desenvolvida. “Hoje temos shopping, time de futebol na série D do brasileirão, voo comercial diário, novas empresas proporcionando emprego e renda e um kartódromo de primeira. Deixo registrada a minha felicidade em ver tantas coisas boas acontecendo e em tão pouco tempo”, declara. O vice-prefeito Toni Duarte diz que a cidade está cada vez mais estruturada. "Estamos trilhando o caminho do progresso", informa.

O antigo Kart Clube de Lages ocupava, no bairro Universitário, desde 1973, uma área de 20 mil metros quadrados, doada pela prefeitura. Tratava-se de terreno que pertenceu ao antigo aeroporto da cidade. Estiveram presentes na solenidade o presidente do Kart Clube, Renato Marcos Dambroz; o vice-presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), João Alfredo; o piloto e empresário Cristian Rocha, outras autoridades e 56 pilotos de Kart de Lages e outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

Mudança no Plano Diretor
Para que as obras de construção do novo kartódromo pudessem ser autorizadas, a prefeitura teve que fazer mudanças (adequações) no Plano Diretor Municipal. E estas se somaram aos demais empecilhos burocráticos surgidos durante a concretização da nova sede do Kart Clube, mas todos vencidos. “Foram longos três anos e meio de tempo para que tudo ficasse pronto, mas conseguimos alcançar nosso objetivo. Agradecemos a todos que nos ajudaram, entre os quais, a administração municipal que contribuiu com tudo o que estava ao seu alcance”, diz Renato Dambroz.

O novo kartódromo com pista de 1,062 mil metros de extensão por oito metros de largura possui também ampla área para boxes, salas administrativas, torre de cronometragem e espaço elevado para que o público assista às provas. A estrutura têm 20 boxes e nove banheiros, sendo um adaptado para portadores de necessidades especiais. O kart conta ainda com área para camping, quiosques com churrasqueiras, amplo estacionamento e terreno cercado. O local poderá ser homologado para provas internacionais, atendendo-se normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Federação Nacional de Kart.


Recordações
Segundo o piloto Cristian Rocha, que participou inicialmente do negócio de permuta da antiga área do kartódromo, a CR7 investiu cerca de R$ 4 milhões na construção do kartódromo. No terreno de 20 mil metros quadrados do antigo kartódromo, a CR7 projeta o Residencial Parque das Araucárias (o nome antigo era “Quinta das Neves”), dotado de 480 apartamentos. Serão construídos apartamentos com cozinha, sala, banheiro, lavandeira e dois ou três quartos.
Cristian conta que viveu dentro do antigo kartódromo do bairro Universitário, junto de sua família, grandes momentos. “Foi no kartódromo que me firmei como homem; foi onde aprendi a perder e a ganhar, na disputa leal, superando os próprios limites”, recorda. “Lembro com felicidade todos os dias que estava com minha família nos boxes, nos hotéis. Portanto, isso que hoje concretizamos não é só um negócio, mas, sobretudo, um complemento de minha vivência, desde a infância, e das muitas amizades aqui firmadas”, frisa.
Turismo
Construído dentro das normas exigidas para provas oficiais de âmbito nacional e internacional, o novo kartódromo contribui para o desenvolvimento do turismo local e regional. “Lages é tradicional no automobilismo e agora mais ainda quando poderemos sediar eventos de nível nacional e internacional. Com certeza esse grande empreendimento fortalecerá o nosso calendário de eventos turísticos”, avalia o secretário de Turismo, Flávio Agustini. “Vamos nos empenhar para trazer para Lages grandes eventos”, garante o vice-presidente da Fauesc, João Alfredo. O piloto Adilson Kassulke, de Blumenau, que já havia pilotado na pista do antigo kartódromo de Lages, elogia a nova estrutura. “É ótima e, além disso, o pôr do sol que se pode avistar daqui é magnífico”, finaliza.

Fotos: Nilton Wolff

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

Polícia Civil recebe denúncia de estupro dentro de hospital em Lages

  A Delegacia Regional de Polícia de Lages, na  Serra Catarinense , recebeu uma denúncia sobre um estupro que teria sido cometido por um enfermeiro contra uma paciente internada no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTMR). O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), e a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência. À reportagem da  Rádio Clube de Lages , a mulher relatou que estava internada com uma doença pulmonar. Na noite do caso, o enfermeiro teria agido de forma invasiva durante o atendimento e dado uma medicação diferente à paciente. “Ele perguntou sobre as minhas genitais, coisas que as enfermeiras nunca tinham perguntado para mim. Eu estava de camisola e ele me olhava muito. Não me senti bem e coloquei um calção por baixo da camisola. O último remédio que tomava para dormir, o Diazepam, que era de praxe todos os dias às 22h30min, eram elas que me davam. Nesse dia ele disse para mim, ‘vai ter outro remedinho’, e eu perguntei o porquê de outro medicamento. Ele r