Câmara de Vereadores homenageia João Amorim nesta terça (13).

O Poder Legislativo Lageano realiza nesta terça-feira (13) uma sessão solene em homenagem ao cineasta, comunicador e ex-vereador de Lages, João Amorim Sobrinho. A Câmara vai conceder placa de homenagem pelo pioneiro trabalho cinematográfico e pela valorização da cultura no município em programas de rádio, discos e filmes produzidos por João Amorim.
A solenidade que tem início às 20h, no Plenário Nereu Ramos, foi proposta pelo vereador Pastor Mendes (PMDB) e aprovada por unanimidade pelos pares.


João Amorim é um dos pioneiros do cinema no estado
Nascido em 4 de outubro de 1946 na cidade de Curitibanos-SC, João Amorim Sobrinho é um dos nove filhos de Alberto e Andolina Amorim. De criança já gostava de filmes e de música, metido a tocar viola e acordeom. Aos 16 anos, se muda para Lages onde trabalha em empresas como a Tyresoles Lageana e o Auto Posto Coral. Serviu o Exército Brasileiro.
13 de maio de 1967 é a data de seu casório com Nivalda Zulianello Amorim, de qual união cinco filhos gerou: Gilmar, Gilcimar, Gilciloni, Jonival e Mário. No ano seguinte torna-se proprietário da empresa Guarda Urbana, donde antes trabalhava para o Inspetor Miguel. Desta vivência, João Amorim funda em 78 a empresa Orsegups – vendida aos empresários da região em 1984 - hoje a maior do sul do país no segmento de vigilância.
Músico, radialista, ator, político: as multifaces de Amorim
Em 1969 acontece o primeiro contato de João com a vida artística. No ano seguinte, ele grava com o conjunto Os Seresteiros dos Pampas o primeiro de seus 12 discos, alguns dos quais em carreira solo. Vira radialista da Rádio Esmeralda em 1971, na cidade gaúcha de Vacaria. A carreira continua em Lages na Rádio Princesa e, posteriormente, na Rádio Clube.
Em 1978 vira apresentador do programa Recanto da Natureza, da TV Planalto de Lages, que mostrou os destaques da música sertaneja e da região por mais de dez anos nas manhãs de sábado. Funda em 1984 a J.A Promoções Artísticas, responsável por gerenciar as carreiras de artistas de renome como Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Teixeirinha, Mato Grosso e Matias, Os Serranos, Gaúcho da Fronteira, entre outros.
A ascensão ao show business continuou para João Amorim. Em 1988 é lançado Calibre 12, do diretor Tony Vieira, no qual João é o protagonista logo em sua estreia. Rodado em Lages e Campos Novos, o filme ainda hoje é o favorito dos dez filmes que Amorim atuou e produziu. Homem Sem Terra (1997) conta com participações de Zé do Caixão e Pedro de Lara. A era da informática só fez aumentar a popularidade de João: dois vídeos com trechos dos filmes O Forasteiro e Obrigado a Matar possuem milhões de visualizações no YouTube.
O prestígio de João Amorim também se refletiu nas urnas. Por duas vezes foi eleito vereador de Lages, representando os interesses da população lageana entre 1993 e 2000. O perfil empreendedor também resultou na Segal Serviços de Vigilância e na J.A Cinema e Vídeo. Atualmente vive com a família em Curitiba-PR.

Comentários

Postagens mais visitadas