Câmara de Vereadores homenageia João Amorim nesta terça (13).
O Poder Legislativo Lageano realiza nesta terça-feira (13) uma sessão solene em homenagem ao cineasta, comunicador e ex-vereador de Lages, João Amorim Sobrinho. A Câmara vai conceder placa de homenagem pelo pioneiro trabalho cinematográfico e pela valorização da cultura no município em programas de rádio, discos e filmes produzidos por João Amorim.
A solenidade que tem início às 20h, no Plenário Nereu Ramos, foi proposta pelo vereador Pastor Mendes (PMDB) e aprovada por unanimidade pelos pares.
João Amorim é um dos pioneiros do cinema no estado
Nascido em 4 de outubro de 1946 na cidade de Curitibanos-SC, João Amorim Sobrinho é um dos nove filhos de Alberto e Andolina Amorim. De criança já gostava de filmes e de música, metido a tocar viola e acordeom. Aos 16 anos, se muda para Lages onde trabalha em empresas como a Tyresoles Lageana e o Auto Posto Coral. Serviu o Exército Brasileiro.
13 de maio de 1967 é a data de seu casório com Nivalda Zulianello Amorim, de qual união cinco filhos gerou: Gilmar, Gilcimar, Gilciloni, Jonival e Mário. No ano seguinte torna-se proprietário da empresa Guarda Urbana, donde antes trabalhava para o Inspetor Miguel. Desta vivência, João Amorim funda em 78 a empresa Orsegups – vendida aos empresários da região em 1984 - hoje a maior do sul do país no segmento de vigilância.
Músico, radialista, ator, político: as multifaces de Amorim
Em 1969 acontece o primeiro contato de João com a vida artística. No ano seguinte, ele grava com o conjunto Os Seresteiros dos Pampas o primeiro de seus 12 discos, alguns dos quais em carreira solo. Vira radialista da Rádio Esmeralda em 1971, na cidade gaúcha de Vacaria. A carreira continua em Lages na Rádio Princesa e, posteriormente, na Rádio Clube.

A ascensão ao show business continuou para João Amorim. Em 1988 é lançado Calibre 12, do diretor Tony Vieira, no qual João é o protagonista logo em sua estreia. Rodado em Lages e Campos Novos, o filme ainda hoje é o favorito dos dez filmes que Amorim atuou e produziu. Homem Sem Terra (1997) conta com participações de Zé do Caixão e Pedro de Lara. A era da informática só fez aumentar a popularidade de João: dois vídeos com trechos dos filmes O Forasteiro e Obrigado a Matar possuem milhões de visualizações no YouTube.
O prestígio de João Amorim também se refletiu nas urnas. Por duas vezes foi eleito vereador de Lages, representando os interesses da população lageana entre 1993 e 2000. O perfil empreendedor também resultou na Segal Serviços de Vigilância e na J.A Cinema e Vídeo. Atualmente vive com a família em Curitiba-PR.
Comentários