Prefeito prestigia lançamento do livro sobre a história de Carlos Jofre do Amaral

Uma vida inteira dedicada à comunicação. A trajetória de Carlos Jofre do Amaral foi retratada em livro, de autoria do seu filho Roberto Rogério do Amaral e Mariana Lapolli. O prefeito Toni Duarte e a primeira dama, Susana Duarte, fizeram questão de acompanhar o lançamento da obra e noite de autógrafos, realizada nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural Vidal Ramos.

Evento, prestigiado por muitas autoridades e lideranças políticas, encerrou as comemorações pelo centenário de nascimento de Carlos Jofre, o fundador do Sistema Catarinense de Comunicação, o grupo SCC. “Temos muito orgulho de ter uma referência como esta no mundo da comunicação em nossa cidade. Com certeza o livro eternizará sua história para as próximas gerações”, comenta o prefeito Toni.


O livro foi publicado pela editora Pandion. O evento integrou uma série de ações que celebraram, ao longo de todo o ano, os cem anos de nascimento de Carlos Joffre e contou com uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, além de também ter sido comemorado no evento que celebrou os 35 anos do SBT Santa Catarina.

História de Carlos Joffre Amaral
Nascido em Santo André, no ABC Paulista, no dia 10 de julho de 1916, Carlos Joffre Amaral trabalhava numa fábrica de rádio receptores quando, em 1939, foi enviado à Lages para consertar os aparelhos que apresentavam defeitos. Decidiu ficar em definitivo e três anos mais tarde, em 1942, instalou alto-falantes na principal Praça da cidade. Através desse sistema eram transmitidas notícias nacionais e internacionais, além de músicas e recados à população, nascia assim “A Voz da Cidade”. Com a popularização dessas transmissões, Carlos Joffre funda, em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages, uma das pioneiras na comunicação catarinense.
Casou-se com Ilse Machado em 30 de maio de 1946. Com ela teve dois filhos: Roberto Rogério e Glória Aparecida. Tendo a comunicação como missão de vida, Carlos Joffre utiliza os meios disponíveis para auxiliar aqueles que mais necessitavam. Suas iniciativas foram imortalizadas na Fundação que hoje leva seu nome e continua promovendo e realizando ações culturais, educacionais e de responsabilidade social, beneficiando milhares de famílias na Serra Catarinense.
No dia 21 de abril de 1976, a voz que mobilizou a Serra Catarinense e impulsionou a comunicação no estado, silenciou. Aos 59 anos de idade, Carlos Joffre Amaral partiu, deixando como herança seu exemplo de luta, pioneirismo e solidariedade.




Comentários

Postagens mais visitadas