Prefeito entrega chave da nova ambulância do Samu

A partir de agora o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Lages conta com uma nova ambulância em sua frota. A entrega da chave foi feita pelo prefeito Toni Duarte na tarde desta quarta-feira (28) ao motorista socorrista, Jackson Souza de Jesus. O ato foi acompanhado pela secretária da Saúde, Rose Cristina Possato Penso.


A aquisição da ambulância foi uma parceria com o governo do Estado, com investimento de aproximadamente R$ 137 mil. Trata-se de um veículo básico, que comporta o socorrista e um técnico em enfermagem, com o aparelhamento necessário. “Renovar a frota do Samu era uma de nossas preocupações, pois são veículos que rodam 24h por dia, na busca por salvar vidas, e não há nada mais supremo. Temos uma demanda alta, por isso o desgaste dos equipamentos é constante. Agradecemos a parceria com o governo do Estado, que possibilitou a aquisição”, diz o prefeito Toni.



O Samu de Lages contava com outras três ambulâncias iguais a esta, mas atuavam em seu limite, devido à grande demanda de atendimentos diários. Normalmente dois deles estavam à disposição da população e o outro na reserva, para a manutenção preventiva. A renovação da frota garante a prestação de serviços à comunidade com maior qualidade. “Neste mês fomos agraciados com esta notícia e de um dia para o outro conseguimos encaminhar toda a documentação e trâmites legais para deixá-la apta com todas as questões de segurança em dia”, diz a secretária Rose.

Com a realização do concurso público, a nova equipe da administração municipal terá a possibilidade de, já no início de janeiro, chamar mais um motorista socorrista e um técnico em enfermagem para integrar a equipe do Samu, agora com mais um veículo rodando.
O Samu recebe mensalmente repasses de recursos do governo federal e do Estado para a manutenção das ambulâncias, mas há contrapartidas do município para que a demanda seja suficiente. Este ano também foram adquiridos uniformes para todos os colaboradores e mochilas específicas para o serviço de emergência, com valores significativos. “Acredito que fechamos a parte de serviço de emergência e urgência do município com chave de ouro. Conquistas deste ano que com certeza refletem no atendimento à população”, reitera a secretária.

Comentários

Postagens mais visitadas