Pular para o conteúdo principal

Realeza da Festa da Pinhão: mais do que um título, uma experiência de vida

Estão abertas até o dia 15 de março, na Fundação Cultural, as inscrições para o concurso da realeza da Festa do Pinhão. Além de representar a beleza da mulher lageana, a rainha e princesas eleitas terão a missão de divulgar um dos maiores eventos do sul do país.
Uma grande responsabilidade e que também é um sonho para muitas meninas. Fazer parte da história da festa, mais do que um orgulho é também um grande aprendizado de vida. É o que afirmam as atuais soberanas.



A rainha Vanessa Camargo e as princesas Natália Machado e Taiane Borges foram eleitas no dia 08 de março de 2016. Uma alegria compartilhada com familiares e amigos que acompanham a disputa voto a voto. Além do quesito beleza, elas também foram avaliadas por outros critérios como postura, desenvoltura, elegância na passarela, capacidade de comunicação e conhecimento da história da cidade e da festa.

Embora fosse um sonho de infância, a decisão de participar do concurso foi tomada na última semana de inscrição. Com 1,64 de altura e sem nenhuma experiência de passarela, a rainha Vanessa, de 24 anos, se sentiu encorajada com o incentivo da mãe. Formada em administração de empresas, ela se aprofundou na história da cidade, assistiu a vídeos de concursos anteriores e com a ajuda de amigas treinou em casa como iria se portar na passarela. Após vencer o concurso, que teve 20 candidatas selecionadas entre 40 inscritas, ela participou da divulgação da festa em diversos eventos, tanto em Lages, como em outras cidades do Estado. “Muita gente pensa que a festa é só diversão e shows, mas tem toda a parte de tradicionalismo com a Sapecada e comidas típicas”, destaca Vanessa. Todo o empenho e dedicação antes e durante a festa foram recompensados, segundo ela, pelo carinho do público.

A preparação da candidata Natália Machado começou meses antes do concurso. Com 1,60 de altura, ela que também foi incentivada pela mãe, recebeu treinamento de uma consultora de moda, com dicas de como se vestir, passarela e de comunicação. A 1ª princesa da 28ª Festa do Pinhão tem 23 anos e também é formada em administração.

A 2ª princesa, Taiane Borges, 20 anos, 1,64 de altura, venceu o primeiro concurso de beleza aos 15 anos. Ela, que também sonhava desde criança fazer parte da realeza da Festa do Pinhão, se candidatou pela primeira vez em 2014 e na disputa chegou a ficar empatada com a melhor amiga. Mas perder a coroa naquele ano não a fez desistir. A alegria foi recompensada ao receber no ano passado a coroa das mãos da melhor amiga. “Foi uma emoção incrível. É lindo rever o vídeo e saber que compartilhamos juntas aquele momento”, relembra.
Sobre os aprendizados e ganhos com o concurso, as três foram unânimes ao falar dos laços de amizade que as uniu. Juntas amadureceram, superaram desafios e aprenderam mais sobre a festa e a cidade. E desta forma a Festa Nacional do Pinhão prova que pode repercutir grandes mudanças na vida de sua realeza, além dos holofotes que as deixam na vitrine durante os dez dias de vento. O autoconhecimento e a possibilidade de seguir unidas, apesar dos caminhos distintos escolhidos, são a grande riqueza conquistada pelas três mulheres símbolos da soberania e da hospitalidade lageana.
Inscrições
A inscrição segue até o dia 15 de março, na Fundação Cultural. Para se candidatar é necessário ter entre 18 e 25 anos, ter nascido em Lages ou residir há pelo menos dois anos, ser solteira, não ter filhos e ter disponibilidade para realizar viagens oficiais de divulgação do evento. As vencedoras além do título receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 3 mil, além de brindes dos patrocinadores. Esse ano, a 29ª edição da Festa do Pinhão acontece entre os dias 9 e 18 de junho, no parque de exposições Conta Dinheiro.
Fotos: Keltryn Wendland

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

Polícia Civil recebe denúncia de estupro dentro de hospital em Lages

  A Delegacia Regional de Polícia de Lages, na  Serra Catarinense , recebeu uma denúncia sobre um estupro que teria sido cometido por um enfermeiro contra uma paciente internada no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTMR). O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), e a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência. À reportagem da  Rádio Clube de Lages , a mulher relatou que estava internada com uma doença pulmonar. Na noite do caso, o enfermeiro teria agido de forma invasiva durante o atendimento e dado uma medicação diferente à paciente. “Ele perguntou sobre as minhas genitais, coisas que as enfermeiras nunca tinham perguntado para mim. Eu estava de camisola e ele me olhava muito. Não me senti bem e coloquei um calção por baixo da camisola. O último remédio que tomava para dormir, o Diazepam, que era de praxe todos os dias às 22h30min, eram elas que me davam. Nesse dia ele disse para mim, ‘vai ter outro remedinho’, e eu perguntei o porquê de outro medicamento. Ele r