3º Salão do Livro da Serra Catarinense: Simone Paulino e Tânia Ramos falam sobre Clarice Lispector

O debate “Clarice Lispector ao quadrado” encerrou a noite de terça (12) do 3º Salão do Livro, na Praça Joca Neves. Sob mediação de Raul Arruda Filho, a conversa teve os apontamentos de Tânia Ramos e Simone Paulino acerca das obras e vivências de Clarice, com base no livro de Simone, “Como Clarice Lispector pode mudar sua vida”.
Raul aponta que a importância de trazer à tona essa conversa deve-se ao fato de que Clarice é um dos pilares dos quais sustentam a literatura brasileira e um dos pontos de referência da mesma. Ele também acrescenta que “alguns romances e contos do trabalho que ela efetua nas revistas, são fundamentais para entendermos um certo movimento literário, a partir dos anos 50 e 60”.

Esse grande nome da literatura também se destaca na alusão à história das mulheres. Para Tânia essa Clarice do cotidiano que rompe com a imagem de uma mulher difícil, “toca e sensibiliza tanto quanto os textos literários dela”.
Simone, aborda sua obra, “Como Clarice Lispector pode mudar sua vida”, e destaca o desafio que foi produzi-lo em decorrência de apontamentos no sentido de ser um tema saturado, porém, o resultado da produção provou o contrário tendo uma repercussão positiva, como observa ao atingir o público em aeroporto que esbarra com a obra sem conhecê-la e acabam gostando.


O 3º Salão do Livro da Serra Catarinense acontece de 11 a 17 de setembro na Praça Joca Neves. Entre as programações artísticas nas manhãs e tardes, o público poderá encontrar livros de diversos estilos a preços promocionais e palestras noturnas com nomes como Dado Villa-Lobos. A programação completa pode ser acompanhada pelo site da Fundação Cultural de Lages pelo endereço http://cultura.lages.sc.gov.br/salao-do-livro ou pela fan page no facebook https://www.facebook.com/FundacaoCulturaLages/

O evento é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura e Ambev, tem o apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Hotel Fazenda Boqueirão, Câmara Catarinense do Livro e Associação Lageana dos Escritores e é uma realização da Prefeitura de Lages através da Fundação Cultural e Ministério da Cultura.


Fotos: Gisele Urnau

Comentários

Postagens mais visitadas