Aferições em lombadas eletrônicas são realizadas durante três dias em Lages

Agentes de trânsito utilizam sinalização física para orientar motoristas

Algumas das principais lombadas eletrônicas e semáforos do perímetro urbano de Lages estão passando por uma averiguação de suas condições favoráveis de funcionamento, em atendimento às normas específicas. O serviço está sendo efetuado pelo Grupo Aliança, de Blumenau, prestadora de assistência técnica, em serviço de conformidade ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O aparelho utilizado neste trabalho denomina-se cronotacômetro ou cronotacógrafo.


Nesta segunda-feira (4), os técnicos em atividades de fiscalização aferiram as velocidades registradas pela lombada eletrônica situada na avenida Santa Catarina, bairro Santo Antônio, em direção ao Conte.


Para esta terça (5) estão programadas, a partir das 8h, as conferências de dispositivos com visória de rotina na avenida Presidente Vargas, na altura do número 2.000 e avenida Dom Pedro II no número 3.270. 

Na quarta (6), às 8h, deve começar a verificação do mecanismo eletrônico situado na avenida Luís de Camões (Coral), número 1.975; na avenida Belizário Ramos (Carahá), número 2.245, e no cruzamento da avenida Carahá e rua Frei Gabriel.

 As áreas concernentes a esta atividade são devidamente interditadas para proporcionar segurança aos motoristas.

O gerente na Diretoria de Trânsito (Diretran), Rogério Juary Gonçalves de Almeida, explica que todo equipamento eletrônico tem de ser aferido uma vez por ano pelo Inmetro. 

“Para ser visto se o funcionamento e desempenho estão em bom estado. Os técnicos passam com o veículo diversas vezes, com velocidades diferentes em cada uma delas, e conferem se a marca do aparelho condiz com a aparente no velocímetro. Passam a 30, 40, 60, 80 quilômetros por hora. Há um equipamento específico e apropriado para esta tarefa”, complementa.

Comentários

Postagens mais visitadas