Barney e Rangel formam a nova dupla de resgates do Corpo de Bombeiros de SC

É de Lages a mais nova dupla para operações de busca e regate do Corpo de Bombeiros Militar. O soldado BM Luciano Wart Rangel e o cão Barney são do 5° Batalhão de Bombeiros Militar. Treinado por Rangel desde o seu primeiro mês de vida, o labrador foi o único a receber certificação nas últimas provas que aconteceram semana passada em Tijucas.


A certificação é a garantia de que o cachorro está apto a atuar profissionalmente no resgate e localização de pessoas desaparecidas. Com Barney são dez cães operacionais de busca e resgate dos bombeiros em SC. Outros nove cachorros seguem em treinamento para tentar uma nova certificação dentro de seis meses. De acordo com o major BM Walter Parizotto, coordenador dos cursos de cinotecnia do Corpo de Bombeiros Militar, todos os cães que atuam na corporação tem de ser certificados. "Além disso, os cachorros passam por criterioso acompanhamento veterinário, com todas as vacinas em dia e constantes inspeções de saúde", afirma.


Nas provas de certificação que aconteceram em Tijucas, entre os dias 12 e 14 de setembro, os cães eram submetidos a provas de obediência e de resgate. Nas provas de obediência, além de passarem por obstáculos, os cães precisaram atender a comandos específicos de seus condutores, demonstrando destreza e obediência. 

Já nas provas de buscas, que são divididas em duas, os cães precisavam localizar uma vítima em meio aos escombros, de uma simulação de acidente aéreo, durante a noite em mata fechada. Em outra prova de resgate, duas vítimas precisavam ser localizadas pelos cães, durante o dia, também em meio a escombros e vegetação densa.


Comentários

Postagens mais visitadas