Solenidade cívico-militar marca abertura da Semana da Pátria

Discursos do prefeito Antonio Ceron e do comandante da unidade do Exército, em Lages, Tomaz Silva, deixam mensagens de otimismo e civismo

O prefeito Antonio Ceron participou da solenidade de abertura da Semana da Pátria, na manhã de sexta-feira (1º), na Praça João Costa (calçadão central de Lages), atividade alusiva às comemorações dos 195 anos de Independência do Brasil.



Ceron, juntamente com o comandante do 1º BFV, tenente-coronel Tomaz da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, hastearam as bandeiras do Município, a do Brasil, e do Estado de Santa Catarina, respectivamente.

A solenidade foi marcada pelo acendimento do Fogo Simbólico e pela formação cívico-militar, com pelotões do Exército, grupos de estudantes de municípios da região da Amures e a Associação de Bandas e Fanfarras de Lages. Centelhas do Fogo Simbólico foram recolhidas pelos estudantes e levadas para seus municípios.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Lages se reportou ao discurso do comandante Tomaz, dizendo que as palavras do militar - sobre os feitos históricos que levaram o Brasil à Independência -, provocaram a seguinte reflexão: “que é preciso o exame de consciência, em relação à atividade que cada cidadão desempenha na sociedade, seja ela política, empresarial, estudantil, enfim, na atividade laboral, no convívio familiar”.

Segundo Ceron, é preciso que as pessoas deixem de negativismo, e com responsabilidade, honestidade, e com sentimento de cooperação, contribuam com a Pátria Amada Brasil. “Com certeza é isso que a Pátria espera de seus filhos”, disse Ceron.

O tenente-coronel Tomaz, em seu discurso, enalteceu o Brasil “grande” do qual pouco se fala: “o Brasil é uma das maiores democracias do mundo, sendo a nação que mais se desenvolveu nos últimos 100 anos, dentre as demais do Globo. “O Brasil é o país com maior parque industrial da América Latina”, destacou o militar.

Centelha do Fogo Simbólico

A centelha foi acesa, junto ao Fogo Simbólico, e levada por estudantes para os seguintes municípios da região da Amures: Bocaina do Sul, Bom Retiro, Capão Alto, Cerro Negro, Painel, Palmeira e São José do Cerrito.
Durante a Semana da Pátria, de 01 a 07 de Setembro (Dia da Independência), este fogo será guardado por militares e estudantes de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas