Passeio de Maria Fumaça é atração do feriado em Lages


O público pôde presenciar também uma pequena exposição oferecida pelo Exército, com apetrechos e equipamentos antigos utilizados em obras

Na data em que Lages celebrou sua padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres (15 de agosto) ocorreu o terceiro dia de passeios com a Maria Fumaça. O trem possui nove vagões, e tem em um dos trajetos de ida e volta a saída de Lages até a antiga Estação Berlande, com uma parada de aproximadamente 30 minutos.

Enquanto a chaminé esfumaça céu afora, o Chefe de Trem dá boas-vindas e passa instruções aos passageiros, que observam cada detalhe atentamente. Com todos os ingressos esgotados para o terceiro dia, quase todas as poltronas foram ocupadas, a maioria por famílias. 

Entre elas, a de Helena Maria Vicenci, de 65 anos, que levou o marido, as duas filhas e os quatro netos. Ela conta que, quando criança, viajava muito de Maria Fumaça e costumava fazer o trajeto entre Ibirama e Blumenau com os pais. “Me sinto feliz em poder reviver a infância”.

Durante todo o percurso na locomotiva a vapor, articulada, do tipo Mallet 204 (única na América Latina), observa-se a paisagem característica da região serrana, o que chama a atenção dos passageiros e os instiga a querer registrar todos os momentos do passeio.

 Um exemplo foi o casal Natan e Charleny Bizerril, que levou uma câmera fotográfica profissional na primeira experiência na Maria Fumaça junto da filha Ana Elise, de dez anos. “Eu gostei de muitas coisas, mas o que me chamou mais atenção foi à paisagem”, conta a filha do casal.

Juntamente com a atração do trem, nas dependências da estação do bairro Ferrovia, o público pôde presenciar uma pequena exposição oferecida pelo Exército, com apetrechos e equipamentos antigos utilizados em obras.

Os passeios continuam
Os passeios com a Maria Fumaça continuam nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo). Os ingressos ainda disponíveis são para pagamento somente em dinheiro. Pontos de venda: Loja Honolulu, no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho; agência de viagens Enjoy, no Shopping Gemini; Restaurante Bistrô, na rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica), e a loja BGO Company, no Lages Garden Shopping. Compras com cartão de débito e crédito e boleto podem ser feitas pelo site www.ihtur.com.br. Não é possível fazer reservas. Crianças até cinco anos não pagam ingresso, porém, necessariamente devem viajar no colo dos pais e responsáveis. Já as crianças entre seis e 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com documento de identificação. Por opção do organizador do evento não haverá concessão de meia-entrada para estudantes e nem desconto para idosos.
Fotos: Toninho Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas