Pular para o conteúdo principal

PM leva a discussão sobre violência contra mulher para ambiente escolar


Esta quarta-feira (8) foi marcada por uma ação de conscientização sobre a violência contra a mulher. No mesmo dia em a publicação da lei Maria da Penha completa 12 anos e cinco meses do lançamento do programa Rede Catarina de Proteção à Mulher em Lages, a Polícia Militar leva o assunto para a discussão entre jovens e adolescentes do Cedup Industrial.

Depois de mostrar a rotina de trabalho da equipe policial e de todos os outros órgãos envolvidos no atendimento a essas vítimas, dados sobre violência doméstica foram apresentados aos estudantes. Lages, que já esteve na décima sétima posição nacional como o município com maior índice de violência contra a mulher, ainda está entre as mais violentas em Santa Catarina. Atualmente, ocupa o quarto lugar.

A busca em transformar essa realidade é meta de muitos órgãos e instituições, tanto que existe um esforço coletivo da PM, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Uniplac, poder judiciário, Ministério Público, secretarias municipais de apoio a Mulher e Assistência Social na realização de um trabalho diário de atenção às vitimas.

 A atividade no Cedup Industrial é mais uma das ações que visam conscientizar sobre a mudança de comportamento. Coordenador da Rede Catarina em Lages, sargento José Valdir Goedert reforça que é preciso trazer para discussão essa temática e em todos os ambientes. 

“Com muita frequência, nos deparamos com crianças e jovens que veem suas mães sofrerem violência. A maioria pensa que isso é normal e ocorre com todo mundo. Elas ficam assustadas ao saber que isso é crime. Por acharem comum, acabam reproduzindo nas escolas, depois nos relacionamentos e a violência vai só se perpetuando”.

Jovens querem participar
A estudante Jéssica Vargas está no segundo ano do ensino médio. Para ela, mesmo as mulheres tendo mais acesso à informação e consciência dos seus direitos, o medo de denunciar e buscar ajuda ainda prevalece. “É importante que todos saibam que existem pessoas que podem auxiliar e amparar essas vítimas. O movimento pode começar por nós mesmo. Quem sabe dentro da escola”, sugere.

Contra qualquer tipo de violência, Daniel Freitas Varela acredita que cada um pode fazer sua parte e que o caminho é o respeito entre homens e mulheres. “Todo mundo conhece ou sabe de algum fato envolvendo esse tipo de violência. A maioria das mulheres não tem coragem para tentar resolver a situação. Encontros como este feito na nossa escola pode ajudar muita gente porque foi esclarecedor”, avalia.

Sobre a Rede Catarina
É um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele está pautado na filosofia de polícia de proximidade e busca conferir maior efetividade e celeridade as ações de proteção à mulher. O programa sustenta-se em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica.

Na Rede Catarina o trabalho de gestão de segurança preventiva é realizado em tempo real, com visita preventiva às vítimas e aos agressores, fiscalização de medidas protetivas de urgência expedidas pelo judiciário, chamadas feitas pelo número 190 e por meio das redes de apoio.

Em Lages, por meio da Rede Catarina, foram realizadas 266 visitas preventivas, com 180 vítimas atendidas, 35 agressores visitados e 23 procedimentos lavrados.

Texto e fotos: Catarinas Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur