Polícia Militar treina novas técnicas para enfrentar situações de emergência policial


O treinamento prático intensivo da Polícia Militar de Santa Catarina ocorre em Lages desde o dia 20 de agosto e encerra na próxima sexta-feira (31). Ao todo são 129 horas aula de curso. Durante esse período, são trabalhadas novas técnicas e intervenções policiais como noções sobre atendimento pré-hospitalar, situações em que o policial é ferido dentro da viatura e é preciso resgatá-lo diante de uma situação de confronto e atividades de defesa pessoal e direção policial.
Dos 35 participantes, 23 são de Lages. Na Polícia Militar desde 2013, a soldado Cristina Studnicka é uma das policiais mulheres que fazem parte do pelotão da Rádio Patrulha. Ela está dedicada a aprimorar a atuação policial. “Estamos aprendendo técnicas que ajudarão a melhorar o nosso trabalho e nos manter em segurança nas situações adversas que encontramos no dia a dia”.
Durante os treinamentos, os policiais simulam diversas situações e, desta forma, podem traçar possíveis planos de ação para estarem preparados para executar os trabalhos com maior rapidez e possibilidade de êxito em casos de reais necessidades.
“São algumas simulações em que o policial foi lesionado e, mesmo assim, precisa continuar no atendimento da demanda. Às vezes, é uma situação de confronto”, explica o instrutor do treinamento, sargento Rafael Ledenir Bernardo.
Responsável pela atividade em Lages, o subcomandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, major Frederick Rambusch, frisa que em casos de um policial ferido é preciso retirá-lo do local de risco. Para isso é montado um grupo. Uns ajudam o ferido, enquanto os outros fazem a segurança da equipe de resgate. 
“A conduta da patrulha para permitir a rápida chegada de apoio ao policial baleado é muito importante. Só depois de receber os primeiros socorros, ele poderá ser retirado com segurança do local”.
O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Alfredo Nogueira, destaca que com treinamentos intensos como este ganham os policiais e a população. “Estamos investindo frequentemente na capacitação dos nossos policiais. Isso garante a entrega de um melhor resultado para a população e garante a segurança e o bem-estar do nosso policial”.
 
A solenidade de formatura ocorre na sexta-feira, (31), às 15h, na sede do 6º BPM.


Por Catarinas II Fotos PM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages