Pular para o conteúdo principal

Recursos do SUS custeiam serviços de saúde prestados à APAE

“O Município reconhece a importância e alta relevância dos serviços prestados pela APAE em Lages, no entanto, os recursos públicos somente podem ser repassados dentro do que preconiza da lei”, Procurador Geral do Município, Agnelo Miranda


Diante de críticas divulgadas em blog da internet, sobre supostos atrasos no repasse de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) à APAE, a posição da Procuradoria Geral do Município (Progem) e da Secretaria Municipal da Saúde é a seguinte: até fevereiro de 2018 foi feito repasse mensal de R$ 53.715,20 para pagar custos de serviços complementares de saúde/SUS, para reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e também com distúrbio do espectro autista.

Depois disso, tendo por base Portaria 3687/2017, do Ministério da Saúde, deixou-se de repassar os R$ 53.715,20, valor referente ao teto de recursos destinados à APAE. Pela Portaria, os recursos repassados deveriam cobrir mensalmente o valor total dos serviços de saúde efetivamente prestados à APAE.

Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde fez as devidas apurações dos valores de serviços prestados à APAE, no período de fevereiro a agosto de 2018, para desta forma, efetivar o devido pagamento (repasse dos recursos necessários). O pedido para a efetivação legal dos recursos, por serviços efetivamente prestados, foi feito pela Secretaria da Saúde à Procuradoria Geral do Município em 14 de agosto de 2018.

Cabe salientar que como em todos os casos de serviços prestados sem contrato/convênio, e com base no entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) a Progem encaminhou o requerimento para a Auditoria Geral e Controle Interno do Município, a fim de apurar e aferir os valores devidos, possibilitando o referido pagamento por serviços de saúde prestados à APAE, no referido período.

Por outro lado, a Secretaria Municipal da Saúde, com o aval legal da Procuradoria Geral do Município, havia firmado, anteriormente, em 9 de agosto de 2018, convênio com a APAE para que dali em diante continuasse repassando, mensalmente, recursos para pagamento de gastos com serviços de saúde - efetivamente prestados a entidade, assim como era feito até fevereiro de 2018.

Ressalta-se que recursos do SUS, repassados via Ministério da Saúde à Secretaria Municipal da Saúde, são destinados ao custeio de serviços vinculados à saúde mental (CAPS, PAPS, Residencial Terapêutico, dentre outros), não havendo recursos específicos vinculados a repasse específico à APAE.
A Progem esclarece também que “como se trata de repasse complementar de serviços de saúde/SUS, não se aplica a lei 13.019/2014 (Marco Regulatório), e os recursos poderão ser aplicados, apenas, em serviços de saúde”.

A 5ª Promotoria de Justiça de Lages convocou reunião para esclarecimento do assunto, sendo que essa foi realizada no dia 04 de setembro de 2018, com representantes da Procuradoria, da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Administração e Fazenda, na qual restaram esclarecidos todos os fatos.

De acordo com o Procurador Geral, Agnelo Miranda, “o Município reconhece a importância e alta relevância dos serviços prestados pela APAE em Lages, no entanto, os recursos públicos somente podem ser repassados dentro do que preconiza da lei”. 

Agnelo Miranda esclarece ainda que “a correta prestação de contas por parte da entidade é imprescindível para a aprovação das contas perante o Ministério da Saúde e a garantia de repasses futuros para a entidade e por qualquer ente público, seja Município, Estado ou União”.
Foto: Marcelo Pakinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur