Defesa Civil de Lages adverte população sobre previsão do tempo incomum no final de semana


“Já realizamos contato com o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para nos auxiliar a postos em possíveis sinistros em decorrência desta previsão incomum.  Entretanto, não há motivo para preocupação ou pânico por antecedência, pedimos para que as pessoas se protejam em lugares abrigados, se mantenham longe de árvores, placas, postes e de objetos com risco de serem arremessados.”,  Jean Felipe de Souza

A nota meteorológica emitida na manhã desta quarta-feira (24 de outubro) pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), expõe o risco de formação de um ciclone extratropical no próximo final de semana. De acordo com o Ciram e a Defesa Civil de Santa Catarina, no período da noite de sexta-feira (26 de outubro) e manhã de domingo (28), um ciclone extratropical deve se intensificar na Costa Sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em Lages, a Defesa Civil tem monitorado as condições e acompanhado os órgãos concernentes ao tempo e clima, e agirá se necessário, na eventualidade de a previsão ser confirmada e o município registrar pontos de vendaval. Todos os veículos e viaturas da estrutura municipal de proteção e Defesa Civil estão a postos, da mesma forma os 13 agentes aptos e mais os 30 funcionários comissionados da prefeitura que receberam instruções em um curso em 2017, estes de sobreaviso para atendimentos de urgência. “Já realizamos contato com o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para nos auxiliar a postos em possíveis sinistros em decorrência desta previsão incomum, quando se exige um trabalho diferenciado de apoio à comunidade.
 Contudo, é um prognóstico que torcemos para não se confirmar. Entretanto, não há motivo para preocupação ou pânico por antecedência, pedimos para que as pessoas se protejam em lugares abrigados, se mantenham longe de árvores, placas, postes e de objetos com risco de serem arremessados”, acalma o secretário executivo da Defesa Civil, Jean Felipe de Souza. Os números de telefone da Defesa Civil de Lages, para acionamento em caso de urgências e emergências são os seguintes: 98406-4037 (24 horas), 199 (entre 7h e 19h), e 3222-9661 (7h às 19h).

Estes sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua força ou proximidade da Costa. “Até o momento, conforme a previsão de localização e intensidade do ciclone, durante o final de semana podem ocorrer ventos fortes, com rajadas de 60 Km/h a 80 Km/h no litoral e Sul catarinense, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul. No mar, em áreas mais afastadas da Costa, as rajadas podem chegar a 100 Km/h”, descreve a nota oficial. O ciclone favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, sobretudo no Litoral Sul.

A Epagri/Ciram demonstra, através dos meteorologistas Laura Rodrigues, Clóvis Corrêa e Marilene de Lima, que ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no Litoral Sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Os registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram apontam que ciclones extratropicais mais intensos é que podem resultar em ventanias de 80 Km/h a 100 Km/h em municípios do Sul catarinense.

Chuva na sexta

A probabilidade de chuva para Lages na sexta-feira (26) é de 80%, com acúmulo pluviométrico de 30 milímetros. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperaturas oscilantes entre 13ºC e 16ºC. Não há previsão de chuva para sábado (27) - Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Temperaturas entre 13ºC e 19ºC. E no domingo (28) a previsão de sábado deve se repetir, mas com temperaturas entre 13ºC e 16ºC. Avisos e alertas meteorológicos de chuvas fortes ou outras intempéries são enviados pela Defesa Civil estadual via mensagem de texto (SMS) gratuita para aparelhos celulares (basta cadastrar o número enviando o CEP para 40199)  e podem também ser consultados na Fanpage no Facebook: Defesa Civil Santa Catarina.
Imagens: Defesa Civil Santa Catarina

Comentários

Postagens mais visitadas