Meu Bairro é Massa: Comunidade do bairro Habitação poderá fazer seus documentos neste sábado sem sair de perto de casa


A Massa FM, estará juntamente com a comunidade, neste sábado de muita festa e alegria. 
O bairro Habitação está completando 40 anos de existência e neste sábado (23 de fevereiro), parte da equipe do Balcão Cidadão, da prefeitura de Lages, irá presentear a população daquela região da cidade com a confecção de documentos, bem próximo aos moradores. Das 13h às 17h, na Associação de Moradores/Centro Comunitário, serão prestados os serviços de emissão da carteira de identidade e primeira via do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os documentos ficarão prontos no prazo de 30 dias e devem ser buscados na sede do Balcão Cidadão, na rua Zeca Neves, Centro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo e do Parque Jonas Ramos (Tanque).

Ao reivindicar a confecção da carteira de identidade, o cidadão deverá apresentar certidão de nascimento (solteiro) ou de casamento original e sem rasuras, CPF e PIS/Pasep (opcional), comprovante de residência e uma foto 3X4 recente colorida em fundo branco. Caso a pessoa não possua a foto, o Balcão Cidadão estará com seu estúdio fotográfico montado e não haverá cobrança.

Na certidão de casamento devem constar as devidas averbações (viuvez, separação ou divórcio). Os menores de 16 anos deverão comparecer acompanhados por um responsável legal. A primeira via é gratuita e a 2ª custa R$ 35,91.

Para a primeira via do CPF será necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, ou carteira de identidade, e comprovante de residência. Quanto à solicitação de segunda via será preciso o número do CPF anterior, título de eleitor para maiores de 18 anos e comprovante de residência.

Estas atividades acontecerão em parceria com uma emissora de rádio de Lages. As festividades de aniversário do bairro Habitação seguem de 23 de fevereiro até a próxima sexta-feira, 1º de março.

A diretora do Balcão Cidadão, Adriana Dolberth, estará entre os servidores e ressalta o alto fluxo de atendimento diário no departamento que viabiliza, ainda, a expedição de carteira de trabalho e de declaração para pedidos de certidões para pessoas sem condições de custear cartório, e digitação de cerca de dez currículos por dia, para colaborar com a empregabilidade de parte da população que busca por uma chance no mercado de trabalho. “Realizamos, em média, diariamente, entre 250 e 300 atendimentos”, frisa Adriana.

Todos os serviços são gratuitos, com exceção da segunda via da carteira de identidade, em que se paga uma taxa de recolhimento ao Governo do Estado. Pessoas hipossuficientes não custeiam nenhum tipo de documento. Por isto o Balcão Cidadão preenche uma Declaração de Estado de Carência Socioeconômica. O Balcão Cidadão abre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Contato: 3225-1906.

Comentários

Postagens mais visitadas