Semana da Água em Lages inicia nesta segunda-feira


Durante a solenidade de abertura será assinado um manifesto de comprometimento com a melhoria do saneamento básico e da qualidade de vida no município

A semana alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira (22 de março), mobiliza entidades e instituições em todos os países em favor da preservação dos recursos hídricos. Em Lages as ações estão sendo coordenadas por uma comissão formada por representantes do poder público, através da prefeitura, em parceria com outros órgãos. O lançamento oficial será na segunda-feira (18 de março), no Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, às 15h.

Durante a solenidade de abertura será assinado um manifesto de comprometimento com a melhoria do saneamento básico e da qualidade de vida no município. Trata-se do Fórum Permanente em Saneamento Básico de Lages, criado através da união entre o poder público e iniciativa privada, entre eles universidades da região, polícia militar ambiental e entidades gestoras de água.

O objetivo é unir forças para que este índice seja melhorado no município, garantindo mais saúde e bem estar à população.
A Semana da Água, que acontece até sábado (23), terá uma programação abrangente com uma série de ações socioambientais e de mobilização da população e que inclui trilhas em cachoeira, caça ao tesouro, visita ao aterro sanitário, cooperativa de reciclagem, minicompostagem ecológica, distribuição de material informativo, palestra, entre outras atividades envolvendo a comunidade. “Que seja uma semana bem aproveitada e um momento para enaltecer esses trabalhos em conjunto e refletir sobre a sensibilização da população sobre a importância desse recurso natural tão imprescindível”, diz a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

Além da Prefeitura de Lages, através das secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação, Saúde e Semasa, estão entre as instituições apoiadoras o Banco da Família, Instituto José Paschoal Baggio, Órion Parque Tecnológico, Epagri, Udesc, Projeta Ambiental Jr., Comitê Canoas, Uniplac, Centro de Controle de Zoonoses, Polícia Militar Ambiental, Cisama, Águas do Planalto, Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto e Grupo Voluntários da Alegria.

Confira a programação:
18/3 – Segunda-feira
15h - Lançamento e oficialização do Fórum Permanente em Saneamento Básico, atividade de sensibilização e trilha da cachoeira.
Local: Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto

19/03 –Terça-feira
14 às 17h - Ação socioambiental com a presença dos mascotes já existentes no município de Lages, com distribuição de panfletos e materiais informativos da campanha “Todos pelo Saneamento”.
Local: Praça Vidal Ramos Sênior (Praça Terminal Urbano de Lages)

20/03 – Quarta-Feira
17h - Palestra Zoonoses e o Tratamento de Efluentes no Meio Rural
Local: Auditório CCT – Uniplac
Dia 21/03 – Quinta-feira
Projeto Conhecendo os Destinos do Lixo
Horário: 14h
Local: Visita ao aterro sanitário de Lages, Cooperativa de Reciclagem e Minicompostagem ecológica.

Capacitação Hidráulica TIGRE - profissionais da Águas do Planalto
Local: Almoxarifado da SEMASA
Horários: duas turmas – 14:00 às 15h30 e 16h00 às 17h30.
(Público fechado)

Dia 22/03 – Sexta-feira
Capacitação Hidráulica TIGRE - para os Profissionais da Obra
Horário: 09h00 às 10h30
Local: ACIL

Dia 23/03 – Sábado
9h – 12h Água, conscientização e diversão (Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz)
Local: Parque Jonas Ramos (Tanque)
Participação: Voluntários da Alegria
Fotos: Arte/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas