Maio Amarelo: movimento de conscientização do trânsito é aberto oficialmente em Lages


Programação da campanha de educação para o trânsito prevê atividades durante todo este mês em Lages
O Maio Amarelo é um movimento criado em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção da sociedade ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Para reforçar a proposta a Câmara de Vereadores de Lages realizou na sexta-feira, 3, um evento que declarou oficialmente aberta a campanha em Lages. Entidades parceiras, convidados, vereadores e comunidade em geral acompanharam a abertura do “Maio Amarelo”, que nesta edição traz como tema central do movimento “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.
A iniciativa da cerimônia foi da vereadora Aida Hoffer (PSD), que teve aprovado por unanimidade pelos demais edis o requerimento 065/2019. “Esta Casa Legislativa sente-se muito honrada em mais uma vez estar abrindo uma campanha tão importante como esta. A Câmara sempre procura tomar frente às campanhas que tratam do cuidado com a vida. [...] Como forma de conscientizar, nós entendemos que a educação tem um grande papel nessa trajetória, pois acreditamos que ela é o instrumento mais capaz de formar cidadãos mais conscientes, defensivos e preparados para enfrentar a vida e o trânsito”, ressaltou a proponente do evento.

O gerente do Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Renato Macedo, dedicou a abertura do Maio Amarelo 2019, bem como todas as atividades programadas para o mês de maio, a Gilberto Antunes Pereira, que era motorista da viação Catarinense e faleceu em um acidente de trânsito no dia 27 de abril, em Ibirama, quando retornava para Lages. “[...] Em um acidente de trânsito só há dor: a dor física, dor pela perda, dor pela culpa, dor pelo medo. E é para prevenir essas dores que a Diretran, Sest/Senat e 34 parceiros estão realizando o movimento do Maio Amarelo em Lages”, destacou Macedo.

A campanha deste ano pretende atingir mais de 20 mil pessoas com ações de conscientização e educação do trânsito. Para isso, estará realizando durante o mês de maio palestras nas escolas para educar o motorista do futuro; blitze e palestras para conscientizar o motorista atual; ações de orientação e conscientização aos pedestres. “O principal objetivo é manter a vida e prevenir a dor”, reforçou do gerente do Sest/Senat.
Também fizeram parte da mesa de autoridades o inspetor-chefe da 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, João Paulo Hass; o comandante da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, capitão Álvaro Josué Moraes Paes; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos; o capitão do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, Tadeu Luiz Afonso; a delegada regional de Polícia Civil, Luciana Rodermel; o gerente do Diretran, subtenente Jairo Ross; e o representante do Sindicato das Empresas de Transportes e Transportadores de Cargas do Planalto Serrano (Setplan), Genir Stormosisk.

Comentários

MIRO disse…
Mas na prática não é o que vemos na cidade, constantemente vemos abusos por parte de motoqueiros com suas motos de alta potência e descarga aberta transformam as avenidas da cidade em pista de corrida colocando assim as pessoas em risco a integridade física das pessoas, já foram feitas reclamações em todos os órgãos responsáveis mas nada foi feito.Muita demagogia queremos ver na prática pois a cidade está entregue aos vândalos e os supostos responsáveis nada fazem para acabar com esse abuso!

Postagens mais visitadas