Trump suspende tarifas de 40% sobre café, carne, frutas e outros produtos agrícolas do Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quinta-feira (20/11) suspendendo as tarifas de 40%, anunciadas em abril, sobre diversos produtos agrícolas importados do Brasil.
Quando essas tarifas começaram a valer, em 30 de julho, o governo americano anunciou uma lista de exceções, com quase 700 produtos.
Agora, Trump ampliou essa lista, adicionando dezenas de outros itens, entre eles café, diversos cortes de carne bovina, açaí, tomate, manga, banana e cacau.
A suspensão das tarifas é retroativa e vale para mercadorias que chegaram aos Estados Unidos a partir do dia 13 de novembro. Nessa data, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio, se reuniram em Washington, para mais uma rodada de negociação das tarifas.
Associações empresariais comemoraram a decisão do governo americano. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse que "ninguém respeita quem não se respeita". Já políticos da oposição disseram que a decisão do governo americano teria sido tomada pela necessidade da redução da inflação americana — e não como fruto do esforço da diplomacia brasileira
BBC

Comentários