SC suspende aulas devido a ciclone extratropical; mais de 35 municípios aderem e governo reforça alerta à população
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), e mais de 35 municípios catarinenses suspenderam as aulas nos dias 8 e 9 de dezembro devido à previsão de um ciclone extratropical, conforme alerta da Defesa Civil estadual. A decisão é preventiva e busca evitar acidentes diante da possibilidade de temporais, alagamentos, enxurradas e ventos que podem chegar a 80 km/h.
Na segunda-feira (8), as aulas foram suspensas no período da tarde e noite nas regiões Oeste, parte do Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí, onde havia previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e risco de granizo. No litoral, os temporais seriam mais isolados. Já para a terça-feira (9), a suspensão vale para manhã e tarde, com alertas estendidos para todo o estado devido ao alto risco de ocorrências climáticas.
Municípios que suspenderam as aulas (lista atualizada até 17h39):
Ascurra, Biguaçu, Calmon, Camboriú, Campo Alegre, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Cunha Porã, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Itaiópolis, Itapema, Itapoá, Joaçaba, Lages, Massaranduba, Palhoça, Papanduva, Penha, Porto Belo, Praia Grande, Rio Negrinho, Rio do Sul, Santa Terezinha, Seara, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, São José, São Miguel do Oeste, Tijucas, Timbó, Tubarão e Xanxerê.
Todos os estudantes que faltarem nesses dias não terão prejuízo nas atividades pedagógicas. O governo orienta que pais e responsáveis acompanhem os canais oficiais do Estado e das prefeituras para novas atualizações, já que mudanças podem ocorrer conforme o avanço do ciclone.
Situação do ciclone
A Defesa Civil informou que o tempo permanece instável até quarta-feira (10), quando o ciclone começa a se afastar para o alto-mar. Mesmo assim, ventos fortes entre 60 e 80 km/h devem continuar atingindo o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.
Recomendações da Defesa Civil
-
Não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas;
-
Evite dirigir em locais alagados e contato com a água durante enchentes;
-
Não caminhe ou pedale na orla se ondas atingirem a rodovia;
-
Busque abrigo longe de janelas, árvores, placas e postes durante ventos fortes;
-
Em emergências, ligue 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Comunicado oficial divulgado pelo Governo/Secretaria Municipal de Educação
“A Defesa Civil informa que está se aproximando de Santa Catarina um ciclone extratropical, com chuva persistente e, por vezes, intensa, em curtos períodos de tempo (...) Considerando o risco alto para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas, a Secretaria Municipal de Educação informa que as famílias poderão optar por deixar seus filhos em casa no dia de amanhã (09 de dezembro) (...).
Os alunos que faltarem nesse dia não terão prejuízo em atividades pedagógicas. Solicita-se, ainda, que os senhores fiquem atentos aos meios de comunicação da Prefeitura, pois, se houver agravamento da situação, poderá haver cancelamento das aulas. A informação será amplamente divulgada nas redes sociais e rádios da cidade.”

Comentários