Defesa Civil de Lages acompanha alertas para temporais de verão e chuvas intensas na Serra Catarinense
Defesa Civil de Lages acompanha alertas para temporais de verão e chuvas intensas na Serra Catarinense
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), da Prefeitura de Lages, está atenta às condições do tempo e acompanha os avisos meteorológicos para as tardes e noites desta quinta-feira (15 de janeiro) e sexta-feira (16). O monitoramento ocorre após a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil emitir alertas sobre a possibilidade de temporais isolados típicos de verão, com chuvas localmente intensas na região da Serra Catarinense.
Conforme o secretário-executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), as instabilidades climáticas podem atingir áreas que vão do Meio-Oeste ao Litoral Catarinense. Na Serra, os eventos tendem a ocorrer de forma mais intensa e concentrada em curtos períodos, podendo ser acompanhados de rajadas de vento e elevados volumes de chuva, mesmo que de maneira pontual.
Diante desse cenário, o risco é considerado moderado entre o Meio-Oeste e o Litoral de Santa Catarina para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, danos à rede elétrica e quedas de galhos ou árvores. Nas demais regiões do Estado, o risco permanece baixo.
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população procure abrigo em locais seguros, longe de janelas e de objetos que possam ser deslocados pelo vento. Em situações de ventos fortes, recomenda-se evitar a circulação ou permanência próxima a árvores, placas, muros e postes de energia. Em caso de chuvas intensas com alagamentos, a orientação é não atravessar vias alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil de Lages pelos telefones (49) 3019-7477, (49) 3019-7479, (49) 99836-1702, ou pelo número 199, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Segundo o secretário-executivo, as equipes permanecem em estado de atenção. “Nossas equipes estarão mobilizadas para atender qualquer situação fora da normalidade, conforme também orienta a prefeita Carmen Zanotto. Recentemente, já foram registrados eventos adversos em municípios próximos, como Urupema, Painel e Urubici”, destacou.
🔎 Previsão para o fim de semana
De acordo com a Defesa Civil Estadual, no sábado (17 de janeiro) e domingo (18), a atuação de uma frente fria sobre o oceano, combinada com características típicas do verão — como calor intenso e elevada umidade — pode provocar rajadas de vento, especialmente no Litoral. As instabilidades também podem gerar temporais entre as tardes e noites do fim de semana em todo o Estado.
Para esse período, o risco é classificado como moderado em Santa Catarina, com possibilidade de ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e quedas de árvores ou galhos.
Texto: Ari Junior
Arte: João Francisco Custódio Maciel

Comentários