Pesquisa da Fecomércio SC aponta Lages entre as cidades mais otimistas economicamente para 2026
Lages figura entre os municípios catarinenses com maior confiança no cenário econômico para 2026, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (13 de janeiro) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). Os dados mostram que o índice de otimismo do município supera a média estadual.
O início do ano costuma ser marcado por expectativas e planejamento, tanto no âmbito pessoal quanto coletivo. Esse sentimento se reflete, principalmente, nas projeções econômicas, que foram analisadas pela Fecomércio SC com base em pesquisas recentes realizadas com 405 empresários em 11 cidades e 2.100 consumidores em sete municípios de Santa Catarina.
No cenário estadual, 55% dos consumidores acreditam que a economia catarinense deve apresentar melhora ao longo do ano, enquanto 23% avaliam que pode haver piora. Outros 19% consideram que a situação tende a permanecer estável.
Entre os empresários, as opiniões são um pouco mais cautelosas. Cerca de 35,4% dos entrevistados demonstraram preocupação com possível piora econômica. Por outro lado, 33,3% disseram acreditar em um cenário mais favorável, e 21% apontaram que não esperam mudanças significativas, mantendo o panorama geral positivo.
Quando a análise se volta à situação financeira pessoal, os resultados também indicam confiança: aproximadamente 70% dos catarinenses afirmam que sua condição financeira deve melhorar em 2026, enquanto cerca de 80% se dizem seguros ou muito seguros em relação à manutenção do emprego.
No recorte por municípios, Lages se destaca com o segundo maior índice de otimismo, atingindo 80,7%, percentual bem acima da média estadual, de 55%. O município fica atrás apenas de Itajaí, onde 81% dos entrevistados acreditam em melhora econômica.
A divulgação dos dados foi celebrada pela prefeita Carmen Zanotto, que destacou o resultado como reflexo do trabalho desenvolvido no município. “Esses números mostram que estamos avançando e recolocando Lages em posição de destaque. Apesar da cautela por parte do setor empresarial, o bom desempenho de Santa Catarina contribui para esse cenário positivo, especialmente considerando que o desemprego no Estado gira em torno de 2%, índice inferior à média nacional, de 5,2%”, afirmou a prefeita.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Marlon Sá Molim / Divulgação

Comentários